5 dicas da espiritualidade beneditina para conciliar trabalho e estudos

A espiritualidade beneditina é uma fonte de riqueza para a vida humana, seja para quem é religioso ou leigo. Em especial, quando se trata de conciliar trabalho e estudos, precisamos muito desse auxílio para não perder de vista a santidade.

São Bento deixou um extenso patrimônio espiritual. Ele é responsável pela fundação de muitas congregações religiosas e ajuda na vida prática da maioria dos cristãos. Entre as fundações, encontramos as Beneditinas da Divina Providência, cujas fundadoras se espelharam no santo para iniciar a Obra religiosa.

Dessa forma, hoje temos um carisma que nos ensina a viver “como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de você”. Agora, vamos conhecer mais sobre a espiritualidade beneditina e seus benefícios para conciliar trabalho e estudos. 

Espiritualidade beneditina da Divina Providência

A Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência traz traços da Espiritualidade Beneditina, expressa no lema de São Bento: “Ora et Labora” (Reza e Trabalha). As Irmãs fazem desse lema uma inspiração para a vida consagrada a Deus. 

No entanto, foram suas fundadoras, Madre Maria e Madre Giustina, que as ensinaram a confiar na Divina Providência e a deixar-se conduzir pelas mãos de Deus. Essa espiritualidade é fruto de uma experiência pessoal com o Amor que cuida de cada detalhe de suas vidas como se fosse sua única preocupação.

Assim, essa experiência tem características que nos ajudam a equilibrar e conciliar trabalho e estudo, sem perder de vista a fé, a esperança e a caridade, fundamentos da vida cristã. Uma vez que a vida exige tantas responsabilidades, não se pode viver sem confiar, entregar e esperar todos os dias e circunstâncias em Deus.

Mas, como conciliar fé, esperança, caridade, confiança, entrega e espera em meio a loucura de uma vida de trabalho e estudos? Confira nessas cinco dicas que preparamos!

#1 Espiritualidade beneditina e confiança na Providência Divina 

“Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós” (cf. Mt 10,24).

Essa passagem bíblica é um sustentáculo para a espiritualidade beneditina. Mas o que significa confiar na Providência Divina? Ora, a confiança é a certeza de que algo não falhará! Por exemplo: a criança confia nos pais, sabe que eles estão sempre por perto, não a abandonam nunca e ao mesmo tempo, elas são frágeis e indefesas, mas confiam.

Se tivéssemos a pureza de uma criança ou pelo menos a convicção de filhos, saberíamos que nos precede o cuidado paterno, em todos os empreendimentos de nossa vida! Imagine no trabalho e nos estudos.

No entanto, o trabalho é uma fonte de providência e os estudos são um caminho de providência também. E como aplico a confiança que a espiritualidade beneditina me ensina de forma prática?

Ora, colocando tudo diante de Deus: o trabalho e os estudos que temos, e o que desejamos alcançar, sem, contudo, ficar estáticos, mas praticando uma fé ativa e não passiva. Logo, nos pomos a caminho em busca dos sonhos, com confiança em Deus.

E se, por acaso, algo der errado, fazemos uma nova leitura dos fatos, refazemos o caminho, sem nos apegarmos aos fracassos. Porém, colocando em prática o que nos ensina a espiritualidade beneditina: tudo é conhecido por Deus, do cabelo aos nossos pés.  

#2 Amor ao Sagrado Coração de Jesus

Talvez você se pergunte: o que o Sagrado Coração de Jesus tem para conciliar trabalho e estudos? A resposta é tudo, uma vez que Ele tem as ferramentas que nos garantem qualidades essenciais para administrar essas duas ações! 

Antes de prosseguir, as Irmãs Beneditinas da Divina Providência cultivam uma particular devoção ao Sagrado Coração de Jesus, reconhecendo o infinito amor desse Coração Sacratíssimo. Sendo o amor a força que nos sustenta, logo vamos nos apoiar nessa graça.

Porém, que ferramentas são essas? Se levarmos em conta quanto estresse o trabalho e os estudos nos causam, temos a primeira: o descanso, uma vez que nem sempre conseguimos descansar o corpo dos afazeres, mas a alma, sim! E o Coração de Jesus tem o descanso que nossa mente e corpo precisam.

Quando nos apegamos ao Coração de Jesus, começamos o dia depositando todas as nossas expectativas Nele e experimentamos o esvaziamento de cobranças pessoais. Isso nos torna leves, mais esperançosos e o término do dia será mais gratificante.

Portanto, a espiritualidade beneditina nos proporciona esvaziamento de preocupações que atrapalham nosso rendimento pessoal; e quem ganha com isso? As pessoas ao nosso redor e tudo que fazemos.

#3 Mãe da Divina providência, providenciai!

Maria, com o título de Mãe da Divina Providência, é amada com amor filial por nós, pelas Irmãs Beneditinas da Divina Providência e está presente em toda obra que elas realizam em favor do povo de Deus. Se você participa de alguma iniciativa das Irmãs, com certeza sua vida está entre as orações dela.

Mas nossa Senhora nos ajuda em todas as circunstâncias de nossa vida! Podemos avaliar por que nós trabalhamos e estudamos? Claro que temos necessidades de sonhos, no entanto podemos também esquecer facilmente os sonhos de Deus para nós.

No entanto, a Mãe de Deus é aquela que soube viver a vontade divina em sua vida e pode nos ajudar a fazer o mesmo. A oração do terço constante, rezada nos intervalos da vida é apoio contra todo esquecimento de Deus, nos livra dos inimigos da alma e favorece o discernimento diante das respostas e decisões que precisamos tomar todos os dias.

Então, não abramos mão da oração a Mãe de Deus, seja por nossos afazeres ou pelos nossos familiares que sofrem nossa ausência diante dos compromissos que abraçamos.

#4 Amizade com São Bento! 

Confiança na Providência, descanso no Coração de Jesus e intercessão da Mãe de Deus são armas fortes na luta para conciliar trabalho e estudos. Mas se nada disso der certo, contamos com os amigos para nos ajudar.

Sendo assim, os santos, com seus exemplos, são testemunhos convincentes de que tudo é possível. Agora, nesse caminho de espiritualidade beneditina, temos São Bento e as Veneráveis Servas de Deus Maria e Giustina. Eles nos ensinam a colocar cada coisa no devido lugar.

Por exemplo, São Bento ensinou seus irmãos a trabalhar e rezar. Para ele, o trabalho não era apenas uma necessidade, mas uma terapia para a mente e o corpo, logo os monges não passavam o dia rezando, mas rezavam em tudo que faziam. 

#5 Veneráveis Servas de Deus Maria e Giustina

Como São Bento, as Servas de Deus Maria e Giustina não sediam ao cansaço até conseguirem a subsistência necessária para as crianças, seja através da oração ou do trabalho. Elas dão testemunho de perseverança, confiança e abandono nas mãos de Deus.   

Portanto, esses santos nos ensinam a ter postura de adultos, a assumirmos nossas responsabilidades, mas colocar cada coisa no devido lugar: hora de rezar, de trabalhar, de cuidar da família, do lazer e estudar. Nada disso pode absorver nossa vida. 

E quem nos dá o senso do equilíbrio em tudo é a presença de Deus, porque Ele sabe bem das nossas limitações e potencialidades.

 

Continue lendo: Qual o significado da Divina Providência?

Comentário
EnglishItalianPortugueseSpanish
Skip to content