Qual o significado da Divina Providência?

Você já pensou o quanto Deus ama e cuida de cada um de nós? Essa forma de ser nos deixa constrangidos, como diz São Paulo (II Cor. 5,14). E esse zelo pela humanidade faz parte do significado de providência divina. Assim o CIC, nº303, afirma:

a solicitude da divina Providência é concreta e imediata, cuida de tudo, desde os mais insignificantes pormenores até aos grandes acontecimentos do mundo e da história.”

Portanto, Deus cuida de nós nos mínimos detalhes, desde a criação até chegar à plenitude de sua obra salvadora através de seu Filho Jesus Cristo, ou seja, o Pai se preocupa conosco, nos ama profundamente e deseja que saibamos o significado de providência divina.

Por isso preparamos este post para explicar um pouco sobre o cuidado de Deus no ser, no ter e fazer! Isso se explica pelo significado de providência divina.

A filiação faz parte do significado de providência divina

A providência divina envolve toda a vida humana. Ou seja, ela não está ligada apenas a uma necessidade material, mas à felicidade da pessoa. Isso significa que desde o ser pessoa até o seu sustento temos os sinais da providência de Deus.

Quando Adão e Eva pecaram e se afastaram da presença de Deus, começou o plano redentor para resgatar o gênero humano e nos elevar de criaturas para filhos de Deus. A palavra de Deus já se referia à Nossa Senhora e a vinda de Jesus (cf. Gn.3,15).

“Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato.” (cf.I Jo.3,1). Eis o motivo de todo cuidado de Deus pelo ser humano – somos seus filhos! Em Cristo tudo se consolidou e o batismo concretiza essa filiação.

Portanto, ser filho de Deus é a maior de todos os títulos; Deus é nosso Pai e não padrasto; Ele se interessa e se preocupa com nossa vida em todos os aspectos; ser filho de Deus significa que nada passa despercebido aos seus olhos.

Assim, como diz o evangelho: “Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois, mais valor tendes vós do que numerosos pardais.” (cf. Lc.12,7) Nosso valor diante de Deus não se mede pelo que fazemos, mas por quem somos: filhos.

O pão e o significado de providência divina

A fé na Providência Divina nos livra das preocupações , dos medos e inseguranças. Tudo concorre para o nosso bem.” Essas palavras de Dom Orlando, Bispo de Aparecida do Norte, nos ajudam a entender o significado de providência.

E quando rezamos o “Pai nosso” estamos nos entregamos à Providência de Deus. Ele sabe que precisamos de comida, de remédios, de emprego, pagar as contas, ajudar em casa  e tudo que uma pessoa necessita para viver.

Porém, acreditar na providência divina é também fazer a nossa parte rezar como se tudo dependesse de Deus, e trabalhar como se tudo dependesse de nós”, como ensina Santo Inácio de Loyola.

Logo, quem exercita a confiança na Providência de Deus nunca se decepciona. Sobre isso, os pobres têm muito a nos ensinar, porque em tudo se confiam a Deus, levantam cedo para o trabalho e, ao final, agradecem pelo que conseguiram realizar.

E Deus Pai não se cansa de nos agradar, nos conduzir pelo caminho certo e mais que coisas, nos dá sua presença todos os dias. Temos o pão do corpo e o pão da alma. Basta confiarmos e entregarmos toda a vida aos seus cuidados.

Abandono total à providência divina 

Além de sermos filhos de Deus, de alcançar o sustento de todos os dias, temos ainda a graça de fazer por Ele todas as coisas. A vocação é também um meio de explicar o significado de providência divina.

Deus nos  criou semelhantes a Ele no amor, nos tornou seus filhos assim como Jesus, e ainda nos chama de amigos: “Já não vos chamo servos,[…]mas de amigos” (cf.Jo.15,15) e    a amizade com Deus nos leva ao desprendimento total de nós mesmos.

E assim, nasce o desejo de fazer por Ele todas as coisas, isso se chama vocação! E o melhor de tudo, é Deus quem põe no coração essa vontade de servi-lO e também providencia o lugar onde iremos nos realizar vocacionalmente.

Portanto, a vocação é também providência divina em nossas vidas e uma das formas mais plenas de abandono, entrega e confiança nas mãos do Pai. Quando alguém entrega sua vida a Deus para responder a um chamado, Ele cuida de tudo, principalmente da família.

Apostar no cuidado divino

Claro que somos postos à prova quando precisamos deixar nossas seguranças humanas para acreditar no cuidado de Deus. Ao mesmo tempo, você já deve ter escutado muitos testemunhos de pessoas que alcançaram graças através da confiança em Deus.

Porém, confiar na providência de Deus é uma decisão de vida, uma mudança de rota, uma conversão a fim de viver como verdadeiro filho (a) de Deus. Sendo assim, iremos experimentar as surpresas de Deus constantemente em nossa vida. 

Agora, só nos resta dizer sempre: “Deus provê, Deus proverá e sua misericórdia não nos faltará.” 

 

Leia mais: 7 Orações para viver bem o trabalho

Comentário
EnglishItalianPortugueseSpanish
Skip to content