7 Orações para viver bem o trabalho

Todos os dias milhões de pessoas no Brasil e no mundo saem de suas casas para ir trabalhar. Você, deve ser uma delas e possivelmente já se perguntou: “como eu posso enfrentar melhor as dificuldades do meu trabalho?”, não é mesmo?  Por isso, queremos compartilhar com você algumas orações para viver bem o trabalho e te ajudar nessa missão.

O Trabalho Dignifica o Homem

É por meio do trabalho que o homem encontra sua dignidade e colabora com a construção da sociedade.

Acima de tudo, rezar antes de iniciar qualquer atividade trabalhista impulsiona as pessoas a fazerem de seu trabalho uma missão pessoal e um serviço às demais pessoas.

Papa Francisco, em sua homilia por ocasião da Festa de São José Operário de 2020, afirmou que o trabalho humano é a vocação recebida por Deus, a primeira vocação do homem. Através dele o homem se descobre criador e cria muitas coisas. E ainda, por meio do trabalho o homem tem a dignidade que o faz semelhante a Deus. 

Nesse sentido, o trabalho é fonte de sustento. Deus, no Jardim do Éden, apresenta ao homem a finalidade do trabalho ao dizer-lhe

“tirarás dela (da terra, do trabalho) o teu sustento todos os dias de tua vida” (Gn 3,17).

Mas,  por muitas vezes enfrentamos diversas dificuldades em nossas atividades e no ambiente em que exercemos nossa profissão.  A oração é um auxílio poderoso para que você possa viver bem o seu trabalho e enfrentar essas dificuldades com a Graça de Deus.

7 orações para viver bem o trabalho

Quando for iniciar qualquer trabalho é importante rezar, mesmo que seja uma oração breve. Assim você terá confiança no desempenho de suas atividades. Suplique a presença de Deus para seu trabalho e ações.

Essas 7 orações para viver bem o trabalho é um auxílio para que o homem chegue à comunhão com Deus em suas atividades diárias.

#1 Nossa Senhora do trabalho, intercessora dos trabalhadores

Não dá pra esquecer da Virgem Maria. Como Mãe da humanidade jamais deixaria seus filhos desamparados, sem trabalho, por isso, recorrem a ela sob o título de Nossa Senhora do Trabalho. Faça esta oração e viva bem trabalho sob a proteção da Mãe de Deus.

“Salve a Virgem Maria, nossa querida mãe e padroeira! Como filhos, nos dirigimos a Vós com toda a confiança, implorando a Vossa bênção, de modo especial pelos nossos trabalhadores, por todos aqueles que labutam no dia-a-dia para conseguir o sustento da própria família.

Concedei-nos, nós Vos pedimos, que este labor seja dignificante, de modo a favorecer vossos filhos. Que haja muita consciência da nobreza do trabalho e que nenhum de nossos irmãos seja explorado pela ganância de riquezas.

Abençoai, ó Virgem do trabalho, nossa sociedade, nossas famílias e a cada um de nós. Que saibamos sempre honrar-vos neste Vosso Santuário como filhos devotos e obedientes.

Intercedei, junto ao Vosso Filho Jesus, concedendo-nos autênticas vocações sacerdotais e religiosas e a perseverança final. 

Assim seja. Amém!” 

#2 Oração a São José

O santo carpinteiro de Nazaré, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus é digno de orações e preces. Muitos recorrem a ele para conseguir se recolocar no mercado de trabalho. Também faz-se oportuno que lhe dediquemos orações para viver bem o trabalho. Medite a oração destinada a ele!

“Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtendo-nos do Criador do universo a graça de trabalhar com consciência, cumprindo com fidelidade nosso dever de trabalhar com reconhecimento e alegria, julgando uma honra empregar e desenvolve, pelo trabalho, as qualidades recebidas de Deus como um chamado divino para colaborar na obra da criação e aperfeiçoamento deste mundo.

A graça de trabalhar com ordem, paz, moderação, paciência e eficiência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades; de trabalhar em espírito de penitência para expiar nossos pecados; de trabalhar, sobretudo, com desapego e dedicação pelos que dependem de nosso esforço.

Pedimos vossa intercessão pelo mundo do trabalho, a fim de que aí reine o espírito cristão de justiça e paz, conforme os ensinamentos da Igreja; que os trabalhadores se unam em organizações que defendam os seus direitos e respeitem os alheios; que patrões e empregados se tratem mutuamente como irmãos e filhos do mesmo Pai, que se convertam os que ignoram a dignidade da pessoa humana e exploram o operário e o pobre.

Convosco, São José, agradecemos a Deus a saúde, a força, a disposição e as habilidades que nos permitem providenciar o sustento de nossos familiares e ser membros úteis da sociedade. Tudo para Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó patriarca São José! Tal será nossa inspiração na vida e na morte.

Amém.”

#3 oração dos Papas para viver bem o trabalho

Reze a oração que São Paulo VI orou a São José e o Papa Francisco proferiu em vista do trabalho e dos trabalhadores.

“Ó São José, Padroeiro da Igreja, vós que, ao lado do Verbo encarnado trabalhastes todos os dias para ganhar o pão tirando d’Ele a força para viver e labutar;

Vós que experimentastes a ansiedade do amanhã, a amargura da pobreza, a precariedade do trabalho:

vós que irradiais hoje, o exemplo da vossa figura, humilde perante os homens mas grandíssima diante de Deus, protegei os trabalhadores na sua dura existência quotidiana, defendendo-os do desânimo da revolta negadora, bem como das tentações do hedonismo; e preservai a paz no mundo, aquela paz que, por si só, pode garantir o desenvolvimento dos povos. 

Amém.”

#4 Súplica a São Bento

Quando você necessitar de pedir ao Senhor que afaste ao males de se trabalho, reze com São Bento:

“Ó glorioso São Bento, vos pedimos para que nos livreis da tentação do maligno.

Seja-nos um protetor que calcarás com pés a satanás e a todos os anjos decaídos que nos atormentam e afastam de Deus.

Pedimos para que o senhor empunhe a sagrada cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e afugente todo o princípio do mal que nos impedem de seguir a luz verdadeira: Deus.

Queremos pertencer aos Céus e renunciar a todas as obras das trevas que nos tornam doentes espirituais. Com vossa oração, fazei correr o demônio de nossa casa e do nosso trabalho.

Sabemos que só é no Redentor que encontramos a verdadeira salvação, a graça e a consolação. C

Consagramo-nos de modo integral a nossa vida ao Pai, para que sejamos contados como herdeiros das primícias celestes e possamos propagar a boa notícia da redenção a todos os que se encontram encarcerados pelo poder do mal.

Pela intercessão de São Bento, Nosso Senhor Jesus Cristo afaste satanás de nossa vida. Amém.

#5 Oração para bênção do local de trabalho

Deus, Pai de bondade, criador de todas as coisa e santificador de todas as criaturas:

suplicamos a tua bênção e proteção sobre este local de trabalho.
Que a graça de teu Espírito Santo habite dentro destas paredes, para que não haja contenda nem desunião.
Afasta deste lugar toda inveja!
Que teus anjos de Deus acampem ao redor deste estabelecimento,
e somente a paz e a prosperidade habitem este local.
Concede aos que aqui trabalham um coração justo e generoso,
para que o dom da partilha aconteça e as tuas bênçãos sejam abundantes.
Dá saúde aos que retiram deste lugar o sustento da família, para que saibam sempre cantar louvores a ti.

Por Cristo Jesus, amém!

#6 Oração a São São Patrício para conciliar as atividades

Enfim, São Patrício nos ensina a unir nossas vidas à nossa oração, nunca abandonando as preces no meio de nossas atividades e sempre elevando nossas mentes e corações a Deus.

Pai, Filho e Espírito Santo, Três em Um e Um em Três, faz-nos fortes para nos opormos ao que é errado aos Teus olhos e trabalhar pelo que é certo e bom. Enquanto procuramos fazer a Tua vontade, protege-nos com a Tua presença envolvente. Que o Teu povo hoje acenda um fogo de amor e verdade que nunca será apagado. Amém.

#7 Gratidão a Deus pelo trabalho

Atualmente, no mundo, há tantos desempregados. Se você tem a oportunidade de garantir o sustento da sua família com seu trabalho, traga sempre contigo a gratidão a Deus. Agradeça-o com uma oração. Faça isso agora mesmo.

“Eu te agradeço, Senhor, porque posso trabalhar. Abençoa as minhas tarefas e as dos meus colegas. Dá-me a graça de conhecer-te através do meu trabalho de todos os dias.

Ajuda-me a ser um servidor incansável dos outros, a fazer do meu trabalho uma linda oração e a descobrir no trabalho uma possibilidade de construir um mundo melhor.

Mestre, como o único que pode saciar a sede de justiça, concede-me a graça de libertar-me de toda vaidade e o dom de ser humilde.

Eu te agradeço, Senhor, porque posso trabalhar, e te peço que tua providência se faça presente nas pessoas que não têm um emprego digno.

Não permitas que falte o sustento à minha família e que, em cada lar, haja sempre o necessário para viver com dignidade.

Amém.”

Acesse também:   7 orações para serem feitas pela vida e missão do papa

Comentário
EnglishItalianPortugueseSpanish
Skip to content