Como viver a devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Com certeza você já ouviu falar do Sagrado Coração de Jesus ou se deparou com o quadro de Jesus onde mostra seu Coração em chamas! Esta devoção traz uma linda história de amor pela humanidade!

Para começar esse percurso histórico, imagine o que seria ouvir essa frase abaixo:

“Meu dDivino cCoração é tão apaixonado de amor pelos homens que, não podendo conter em si as chamas da sua ardente caridade, precisa da tua ajuda para difundi-las. Por isso, escolhi você para este grande desígnio”.

Pois é! Essa revelação ecoou nos ouvidos de Santa Margarida Maria Alacoque, em 27 de dezembro de 1673, em uma cCelebração eEucarística, e depois desse dia, o Coração de Jesus não deixou de visitá-la! 

Mas somente em 11 de junho de 1889, esta devoção foi reconhecida e a festa passou a ser obrigatória em toda a Igreja, por ordem de Pio IX, celebrada na primeira sexta-feira, após a festa de Corpus Christi. 

E o Papa Pio IX disse ainda sobre o Sagrado Coração: “…é o sinal natural e o símbolo do Seu Amor sem limites para com a humanidade.”

É sobre esse Coração Sagrado, cheio de amor por cada um de nós, que vamos conversar neste post!

O Sagrado Coração de Jesus arde em chamas

O Sagrado Coração de Jesus revelou-se a uma religiosa da Ordem da Visitação, fundada por São Francisco de Sales. Margarida era seu nome e, em 1673, começou a receber visitas de Jesus, que lhe pedia para ter uma devoção particular ao seu Sagrado Coração.

Sendo assim, Margarida teve várias visões de Jesus: eela viu Seu Coração em um trono de chamas, mais brilhante que o sol e, circundado por uma coroa de espinhos; viu o coração de Cristo, fulgurante de glória, que emitia chamas por todos os lados, como uma fornalha. 

E Ele, conversando com ela, lhe pediu para “comungar, todas as primeiras sextas-feiras do mês”, durante nove meses consecutivos e “se prostrar no chão por uma hora”, na noite entre quinta e sexta-feira. 

Assim, nasceram as práticas das nove sextas-feiras e da hora Santa de Adoração. Em uma outra visão, Cristo pediu a Margarida que fosse instituída uma festa em honra do seu Sagrado Coração e orações em reparação das ofensas por Ele recebidas.

Dessa forma, Jesus apareceu a Margarida Maria Alacoque por 17 anos, até o dia da sua morte, quando o sSenhor a chamou para junto de Si. Ele a chamava de “discípula predileta”; Santa Margarida comunicou os segredos do Coração de Jesus e partilhou do conhecimento do amor de Deus.

Porém, só depois de 150 anos, em 1856, Pio IX instituiu a fFesta lLitúrgica do Sagrado Coração de Jesus propondo, segundo a recomendação dos santos, a consagração do mundo ao Coração de Jesus. 

A partir de então, vários Papas incentivarem esta devoção através de encíclicas: Leão XIII na “Annum Sacrum” (1899); Pio XI na “Miserentissimus Redemptor” (1928); Pio XII na “Haurietis aquas” (1956); João Paulo II na “Redemptor Hominis” (1979). 

Como honrar o Sagrado Coração de Jesus?

Entre tantas revelações de Jesus a sSanta Margarida, estão as 12 promessas concedidas àqueles que veneram o Seu Sagrado Coração. Entre elas, a última é a mais forte:

“A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Dessa forma, o que o Coração Divino deseja se não a nossa salvação? E ainda nos concede o dom da perseverança final! E este amor que jorra do seu peito já havia sido anunciado nas Sagradas Escrituras:

“Vinde a mim vós todos que estais cansados…” (Mt.11,28).

Dessa forma, a humanidade encontra descanso no Coração do Mestre.

Assim, o Papa Francisco nos recorda:

“O Coração humano e divino de Jesus, disse ele, é a fonte onde sempre podemos haurir a misericórdia, o perdão, a ternura de Deus.”

Então, como viver esse amor? A resposta é amando e correspondendo a atenção que Ele nos dá.

No entanto, há uma jaculatória que acompanha a devoção ao Coração de Jesus que diz:

“Oh, Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso”.

Se temos em nosso favor o amor infinito do Coração de Deus, a melhor forma de respondê-lo é imitando esse amor em favor do outro.

Da devoção ao abandono 

O Coração de Jesus é de fato uma fonte inesgotável de bênçãos para a Igreja e a humanidade. Dessa inspiração nasceram tantas paróquias, movimentos e congregações, como também um número infinito de milagres atribuídos a essa devoção.

Não é à toa que o Papa São João Paulo II consagrou ao Sagrado Coração de Jesus a vida sacerdotal. No dia da solenidade também se reza pela santificação do clero do mundo inteiro.

Mas qual o segredo desse Coração Divino? A passagem bíblica é clara: Vinde a mim… diz o sSenhor. De fato, o segredo desse Amor Iimenso é que Ele nos atrai! Somos atraídos pelo Amor do Coração do Nosso Deus, principalmente na Eucaristia. 

Logo, quando adoramos o Santíssimo Sacramento, nos aproximamos do Coração Eucarístico de Jesus e rezamos nas invocações: “Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração”. Neste encontro tão pessoal descobrimos os segredos do Amor de Deus por nós que não estão escritos na Bíblia, mas nas tábuas do nosso coração.

Assim, experimentamos a presença sublime de Deus que nos descansa, nos entende, nos cura e nos envia para enfrentar a vida com as armas apropriadas do amor, do diálogo e da misericórdia e portanto, fazemos a passagem da devoção para o abandono.

E por falar em abandono…

Entre tantas inspirações do Coração de Jesus para a Igreja e a humanidade está também para a vida das Irmãs Beneditinas da Divina Providência! Em nossa espiritualidade,, nutrimos um profundo amor ao Sagrado Coração de Jesus e oferecemos nossas vidas em reparação, tanto para o consolo dos pequeninos como para o consolo do Coração de Deus. 

Em nossos documentos, encontramos as orientações para manter viva a devoção ao Sagrado Coração de Jesus:

“Cultivemos particular devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao mistério da Paixão de Cristo. Toda primeira sexta feira do mês e o mês de junho sejam dedicados ao culto do Sagrado Coração de Jesus, com alguma diferente prática de piedade” (DG IBDP, 76).

E nosso Carisma consiste em viver o Confiante Abandono na Divina Providência, que se traduz na simplicidade e humildade de vida, na alegria de servir e amar nossos irmãos, especialmente os mais necessitados.

Mas qual o lugar onde a Providência Divina é abundante? No Sagrado Coração de Jesus, o lugar onde todos temos espaço. Portanto, nossa vida e vocação encontram tudo que precisam no Coração do Mestre e de sua Mãe bendita.

Por fim, o nosso Deus é gentil, é humano, tem um Coração maravilhoso onde encontramos sossego e proteção! A Ele damos nosso louvor e consagramos nossas vidas rezando:

 

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Coração de Jesus, eu confio em Vós, mas aumentai a minha confiança. Vós dissestes: Pedi e recebereis. Confiando nas Vossas promessas, venho pedir Vossa ajuda. Vós estais mais interessado em nossa felicidade que nós mesmos. Por isso, ponho em Vosso Coração meus pedidos, minhas preocupações, meus sofrimentos e minhas esperanças. Coração de Jesus, eu confio em Vós, mas aumentai a minha confiança. Amém!

 

 Leia mais: Conheça o testemunho de Madre Maria Schiapparoli 

Comentário
EnglishItalianPortugueseSpanish
Skip to content