O que São Bento pode ensinar a um jovem dos tempos de hoje

“São Bento, São Bento, livrai-me de todo bicho peçonhento!” Você ouviu essa jaculatória? Até parece engraçada, mas imagine quantos perigos atravessam nossa vida todos os dias! E quem pode nos ajudar se não os amigos do céu?!

Pois é, se temos amigos na terra que nos socorrem em qualquer necessidade, pensemos o que pode nos fazer um santo amigo? A Palavra de Deus nos fala que não lutamos contra homens de carne, mas contra principados e potestades, contra forças do mal espalhadas nos ares (cf. Ef 6,12).

No entanto, quem tem essa visão espiritual das forças do mal? Quem tem vida de oração e  de intimidade com Deus! E ninguém melhor do que os santos e santas de Deus, que estão perto do Coração de Deus em favor das nossas vidas.

Sendo assim, vamos contar a história de um grande santo, lutador contra as forças malignas e amigo dos jovens! Conheça neste post sobre a vida de São Bento e o que ele ensina aos jovens de hoje.

Quem é São Bento

São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna (Roma), num período de decadência do Império. Devido à crise que Roma passava, havia muitos problemas morais e espirituais; isso fez com que Bento decidisse se afastar para observar melhor os preceitos do Evangelho.

Dessa forma, passados três anos escondido em uma gruta, alimentado por um monge  amigo, chamado Romano,   a decisão de São Bento chamou a atenção de outros jovens que queriam a mesma opção de vida: a oração, a meditação e o encontro com Deus.

Logo, o que começou como uma experiência pessoal, tornou-se um modelo comunitário, a vida cenobítica, sob a guia de um abade. São Bento escreveu a Regra dos mosteiros que até hoje é inspiração para muitas Congregações, sem falar na Ordem Beneditina. 

No entanto, embora trabalhasse muito para a fundação dos mosteiros, Bento era um místico, um homem sensível à voz de Deus e rendido ao seu louvor. 

Ele tinha muitos dons sobrenaturais, através dos quais fazia muitos prodígios para ajudar as pessoas a livrar-se do mal. Sempre fazia da oração e do trabalho manual meios de encontro com Deus. Morreu, santamente, em Monte Cassino, em 547.

São Bento até hoje, encontra-se entre os santos mais queridos pelos cristãos católicos do mundo inteiro.

São Bento e as batalhas contra o maligno

Diante de tantas virtudes, vida de oração intensa e serviço ao outro, não era de esperar que São Bento tivesse uma vida tranquila, muito pelo contrário. Ele era tentado constantemente por Satanás, por isso é conhecido por suas lutas contra o demônio que insiste em tentar os filhos de Deus.

Ora, são muitas as histórias das lutas que São Bento travou contra o maligno. Entre elas, conta-se que o demônio tomou a forma de uma bela dama a quem Bento havia se interessado. A visão era tão sedutora que o religioso quase abandonou a caverna para se entregar aos prazeres da carne.

No entanto, ele se jogou em um arbusto espinhoso e rolou para mortificar a carne e salvou sua alma.  No fim das contas, era uma armadilha de satanás contra o Pai dos Monges ocidentais. 

Outro fato bem conhecido foi a tentativa de envenenamento que ele sofreu, mas antes de beber o que lhe ofereciam, ele fez o sinal da Cruz e pronunciou a frase: “Afasta-te de mim, satanás. Leve de volta o teu veneno” e o cálice quebrou.

Contudo, esses fatos eram apenas sinais do quanto o santo era amigo de Deus, da oração e do sinal da Cruz. O próprio Deus revelou a ele acontecimentos importantes, como a própria morte, o que fez que ele se dedicasse a preparar seu túmulo. 

Sendo assim, São Bento tem muito para ensinar a todos nós e especialmente aos jovens.

O Pai do monaquismo ensina aos jovens hoje

O grande lema da vida de São Bento foi “Ora et Labora”, ou seja, “oração e trabalho”. Ele acreditava totalmente em Deus, sua confiança e fé eram bem sustentadas na Palavra e na experiência pessoal e ele deu provas disso. 

Logo a primeira coisa que o santo ensina aos jovens é sobre a fé! A sociedade que São Bento enfrentou não era fácil, o pecado era real e havia muitas tentações. No entanto, ele acreditou em Deus e fez da fé uma das colunas de sua vida. Da mesma forma, como jovens, é preciso colocar a fé diante dos obstáculos e acreditar que Deus cuida de nós.

Mas também, outro ponto forte na vida do santo foi a vida comunitária. Ele dizia que a vida devia ser entre irmãos e não solitária. O quanto a amizade é importante na juventude, o quanto ela ensina a dar os primeiros passos rumo à vida adulta, por isso é fundamental escolher os amigos que nos levem para o caminho certo.

Ainda existe um ensinamento indispensável de São Bento para os jovens: lembre-se de todas as vezes que ele enfrentou o inimigo e venceu pelo sinal da Cruz. Bento era amigo do crucificado e venceu grandes batalhas através do Sinal da Cruz.

Ou seja, os inimigos invisíveis que a Palavra de Deus nos fala se combatem com a Cruz. São exatamente aquelas tentações que parecem maiores que nossas forças, principalmente os ataques à autoestima, às perseguições e bullying praticados pela sociedade contra a imagem de filhos (as) de Deus que somos. 

A Cruz é a luz de São Bento e força do jovem

Lembremos da Cruz de São Bento. Mesmo que não se sabe quando ela foi criada, o mais importante é o seu significado e a oração que a acompanha.

Diga, com fé: “Cruz Sagrada seja a minha luz! Não seja o dragão o meu guia! Afasta-te de mim, satanás! Não me persuadas de coisas vãs. O que me sugeres é mau! Bebe tu mesmo o teu próprio veneno!”

Por fim, temos toda a vida pela frente. Com certeza não sabemos o que ela nos reserva, mas podemos escolher quem levar conosco no caminho. Se queremos vencer os obstáculos, unidos a Deus, podemos confiar sempre na intercessão de nosso pai e protetor São Bento.

Comentário
EnglishItalianPortugueseSpanish
Skip to content