Ora et Labora: equilíbrio entre oração e trabalho na família

É comum encontrarmos pessoas que têm muita dificuldade em viver o equilíbrio entre oração e trabalho na família.

Algumas pessoas não dedicam o devido zelo ao trabalho, outras empenham-se demais às atividades profissionais e deixam de lado o precioso tempo com a família e o relacionamento com Deus por meio da oração.

Mas, qual a melhor forma de equilibrar o trabalho e a vida de oração numa família? 

São Bento com sua regra “Ora et Labora” (orar e trabalhar) tem muito a nos ajudar. Vejamos!

Ora et Labora:  uma boa medida do equilíbrio entre oração e trabalho 

São Bento descreveu, em sua regra, sobre o trabalho manual do cotidiano, a necessidade dos monges dedicarem tempo suficiente para a oração, porém sem descuidar do ofício do trabalho.

Dessa maneira, São Bento ensinou aos monges que nada resolveria viver o ofício divino, conforme a regra, se estes estiverem paralisados na ociosidade, sem trabalhar.

A ociosidade é inimiga da alma; por isso, em certas horas devem ocupar-se os irmãos com o trabalho manual, e em outras horas com a leitura espiritual” (A Regra de São Bento, capítulo 48)

Do mesmo modo, a leitura espiritual ajuda a sair da ociosidade. Faz com que o homem se conheça e tenha desejo de mudar. 

O desequilíbrio entre oração e trabalho afeta a família

Um erro comum entre os cristãos está ligado ao desequilíbrio entre o “ser e o fazer”. Para alguns cristãos o “ser” importa mais que o “fazer”. Para outros o “fazer” é mais importante.

Antes de mais nada, São Tiago esclarece que não adianta dizer que temos fé se esta não estiver expressada nas obras. Esta Fé não será capaz de nos salvar (cf. Tg 2,14).

Em outras palavras, São Tiago nos deixa claro que o “ser e o fazer” precisam caminhar em unidade, como uma aliança que nunca se rompe.

Uma boa divisão de nosso tempo pode ser bem desafiante, pois estamos, frequentemente, cheios de coisas para fazer e facilmente nos dispersamos dos valores cristãos mais importantes e essenciais da nossa vida.

Como resultado disso,  vemos o início do desequilíbrio da vida cristã, onde as coisas vão tomando o lugar de Deus. Consequentemente, passamos a nos dedicar tanto às coisas que esquecemo-nos da família.

A importância da Oração 

Quando o cristão precisa discernir algo na vida, em geral, ele é tomado pelo desejo de chegar ao objetivo, seja ele pessoal ou familiar. Assim, se este o fizer sem oração e escuta de Deus, provavelmente, terá grandes chances de decidir errado.

Do mesmo modo pode ocorrer em relação ao trabalho. Caso os cristãos empregados queiram tomar decisões sem ouvir a Deus, ficam suscetíveis a decidir errado, prejudicando a empresa, o seu cargo ou seus funcionários.

Por isso é tão importante a vida espiritual! É na oração que encontramos ânimo, motivação e discernimento. 

Conheça as 7 orações para viver bem o trabalho 

Trabalhe como alguém que reza 

O lema Beneditino “Ora et Labora” também nos ensina que não precisamos deixar o mundo em que vivemos para termos uma vida de santidade, mas encontramos Deus em tudo o que realizamos, quando O glorificamos constantemente nas pequenas e grandes coisas do dia a dia.

Nos Mosteiros Beneditinos, no silêncio da oração, o monge pensa no seu trabalho, porque em todo trabalho está a beleza em fazer bem feito. Deus não está nas coisas mal feitas!

Existe uma errônea ideia de que se orarmos e entregarmos a Deus o que estamos pedindo, então podemos cruzar os braços. Mas, Que engano! Trabalho e oração andam juntos; um não substitui o outro. 

Em outras palavras, como podemos desejar que o Senhor nos abençoe se agirmos de forma irresponsável, com negligência em nossos afazeres ou sermos omissos em nossos deveres?

Assim, em cada tarefa bem feita de nosso trabalho, Deus se faz presente. Santificando as nossas atividades, estamos santificando a nossa vida!  

Não descuidar da família 

A Igreja expressa grande preocupação com a família como uma instituição sagrada. Criada por Deus, nela se manifesta o maior modelo de amor: o da Trindade.

Assim, a família “é como uma escola de valorização humana” e o descuido dela tem gerado grandes prejuízos para a sociedade. (Constituição Pastoral Gaudium et Spes)

A família que testemunhar o equilíbrio entre oração e trabalho estará também vivendo o ser “Igreja Doméstica”. Esta revela o mistério do amor de Deus que se deu ao mundo com a sua morte e ressurreição. Mostra que os esposos evangelizam e que os filhos educados na fé, chegarão à idade adulta: 

“capazes de seguir com inteira responsabilidade a sua vocação, incluindo a sagrada, e escolher um estado de vida; e, se casarem, possam constituir uma família própria, em condições morais, sociais e econômicas favoráveis.” (GS 52)

Nesse sentido, invista nos momentos de convivência familiar e transmita para ela o amor de Deus. Viva tudo em espírito de oração e trabalho. Sua família será grata a você por manter um justo equilíbrio e por não medir esforços para se doar a ela e ao Senhor.

O equilíbrio entre oração e trabalho na família

Que a exemplo de São Bento possamos “subir a montanha” da nossa vida espiritual para procurar intimidade com Deus e, quando descermos, sermos autênticas testemunhas de Cristo. 

Dessa maneira, podemos fazer cada coisa bem, com intensidade, sem diminuir os valores essenciais da fé, dando assim o bom exemplo aos nossos filhos. 

Por fim, se equilibrarmos a vida de oração, o trabalho, junto a família, encontraremos a harmonia, a paz  e o descanso que vem de Deus e a qualidade de vida para nós e nossa família. 

Leia também: O amor de Deus no cotidiano.

Comentário
EnglishItalianPortugueseSpanish
Skip to content