Providência Divina: o confiante abandono!

Muitas são as formas que a Trindade escolheu para manifestar Seu amor ao ser humano. Esse amor é conhecido também como Providência Divina, que significa a presença de Deus em tudo, desde a ordem do universo até o socorro das nossas necessidades.

Mas existe um meio onde a Providência Divina age constantemente. É através da missão que acontece na Igreja, por meio de leigos, de sacerdotes e de religiosos. Como a missão é importante e alcança diversas realidades da vida humana!

Por isso, preparamos este post para tratar sobre o Confiante Abandono à Divina Providência através da missão. Vamos trilhar este caminho por partes.

Providência Divina

Você, com certeza, já ouviu esta frase:

“Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28).

Mas já experimentou a Providência Divina em sua vida? 

Sabe quando você reza e conta os segredos de sua vida apenas para Deus, desde seus projetos, sonhos até as mínimas necessidades materiais e, de repente, é surpreendido com uma resposta positiva?! Isso se chama Providência Divina.

Ou seja, Deus se preocupa conosco, sabe de nossas necessidades materiais e espirituais e age em nosso favor. Sobre isso, o Catecismo da Igreja Católica diz:

“Chamamos Divina Providência às disposições pelas quais Deus conduz a sua criação em ordem a essa perfeição: Deus guarda e governa, pela sua Providência, tudo quanto criou, ‘atingindo com força dum extremo ao outro e dispondo tudo suavemente’ (Sb 8, 1)” (CIC 302).

Logo, a Providência Divina pensou em tudo: a criação do mundo, a salvação do gênero humano e a continuidade do Reino. Como também governa as ações a fim de que Seus filhos descubram o maior bem de todos: serem filhos e filhas amados.

Portanto, tudo o que Deus faz em nosso favor, podemos chamar de Providência Divina. No entanto, Ele, mesmo podendo resolver tudo sozinho, conta com a nossa colaboração, ou melhor, com nossa permissão para agir em nossa vida.

Qual o significado da Divina Providência? Aprofunde aqui nesse assunto!

 

Confiança na Providência Divina

Falamos um pouco sobre a Providência Divina, agora vamos mergulhar nela e a porta de entrada é a confiança.

Bem, sabemos que somos abençoados por Deus no nosso Batismo com os dons do Espírito Santo. Eles são muitos e até pouco usados por nós. Mas há três fundamentais para vida cristã: a fé, a esperança e a caridade.

Para tratar sobre confiança na Providência Divina, precisamos começar pela fé, este dom fundamental em toda nossa relação com Deus. Sem fé não podemos nos relacionar com a Trindade.

Logo, fé é a capacidade de acreditar! E sabe o que é melhor? A gente recebe esse dom. Há em nosso íntimo a capacidade de acreditar, basta colocar em prática. É claro que é um exercício constante, mas não é difícil.

Assim, ter fé é confiar, e confiar é viver como filhos. Então, você confia em Deus que é Pai? Sua resposta traz a medida de sua confiança. Portanto, confiar na Providência Divina é viver como filhos, comunicar nossa vida para Deus e deixá-Lo participar de nossas decisões.

Leia também: Amor de Deus no cotidiano

 

Missão como uma resposta providente

Agora, o que a missão tem a ver com a Providência Divina? A resposta é “tudo”, uma vez que a missão são os passos de Jesus que continuam à procura de cada um de nós através daqueles que se dispõem a comunicar a fé e o amor de Deus para a humanidade.

Ou seja, a missão é uma Providência Divina para o mundo. Basta olhar as inúmeras obras sociais que existem na Igreja em favor dos mais necessitados. Quantas pessoas são assistidas em troca de nada e quantas vidas se doam para realizar esses trabalhos.

De forma que são hospitais, escolas, casas de repouso, centros de recuperação, auxílio para refugiados, desabrigados, migrantes, centros profissionalizantes, enfim. Não poderíamos contar o número de iniciativas missionárias que existem na Igreja.

Além de que, cada uma delas está ligada a uma vocação; não é apenas uma ação social, mas há amor, doação de vida através das famílias religiosas – dom de Deus para a humanidade.

De forma que aqueles que consagram suas vidas a Deus e se doam para a missão emprestam a Deus seus corações, seus rostos, suas mãos e seus pés para espalhar a Providência Divina no mundo.

A vida sob a Divina Providência 

E por falar em Providência Divina, confiança e missão, não há como escapar de vocação – uma relação profunda com Deus – que transborda em abandono confiante. 

Ora, a vocação é uma descoberta fantástica do ser humano, é quando ele percebe o quanto sua vida está ligada a Deus e ao outro de forma que ele não pode viver de outra maneira senão se doando a si mesmo por meio de gestos e ações concretas.

Mas como ajudar o outro sem ter nada, uma vez que a vida consagrada abraça a pobreza e não acumula bens materiais? Aí nasce o abandono confiante.

Quando a Palavra de Deus diz:

“Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos concederá juntamente com Ele, gratuitamente, todas as demais coisas?” (cf. Rm 8,32), explica a fonte do abandono confiante.

Se Deus nos deu Seu Filho em troca de nada, o que Ele não daria a quem se entrega totalmente a Ele unicamente por amor? Deus não se dá apenas, mas providencia tudo. Quem se entrega a Deus se alimenta dos frutos mais saborosos do jardim da vida.

Sendo assim, toda a pessoa consagrada experimenta a Providência Divina no dia a dia da Congregação e, principalmente, na missão, porque a vive em abandono confiante à vontade de Deus.

Descubra mais sobre a vida consagrada aqui.

 

Uma Congregação em confiante abandono

Falar sobre o confiante abandono é tratar da história de quem se consagrou para isso. Assim aconteceu com a Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, fundada pelas Servas de Deus Maria e Giustina Schiapparoli, em 1849, na Itália.

Como duas jovens simples e pobres poderiam acolher crianças abandonadas em casa se não houvesse aí uma profunda relação com a Providência Divina e, lógico, um abandono confiante.

E essa história de amor a Deus e ao outro transformou-se em vocação. Gerou uma Família Religiosa presente em quinze países, cuja missão é Acolher, Assistir e Educar através da educação, de obras sociais, de casas de acolhida e da formação do povo de Deus.

Desde a fundação da Congregação que o lema é o abandono confiante nas mãos de Deus e a história das Irmãs comprova que é real o cuidado divino, porque a Família Religiosa testemunha, todos os dias, a providência em sua vida. 

A vida das Irmãs Beneditinas é uma prova viva de que Deus não desampara nunca, nem na vida pessoal, muito menos na missão. E assim o abandono confiante se torna uma Providência constante.. 

 

Leia também: O que o Carisma das Irmãs Beneditinas tem a ensinar sobre a confiança na Divina Providência

 

Comentário
EnglishItalianPortugueseSpanish
Skip to content