Etapas de Formação

“O processo formativo implica numa adesão gradual de toda a vida para com a pessoa de Jesus Cristo. Nele coloca-se os fundamentos para viver a Vida Consagrada em plenitude” (Plano de Formação IBDP)

 

Formação

A formação é um processo gradual, progressivo e contínuo de configuração com Cristo, dirigido às jovens que desejam partilhar sua vida na comunidade religiosa, através da qual colocam-se os fundamentos para viver a Vida Consagrada em plenitude.

A Formação Inicial, início da caminhada formativa, compreende as etapas do Aspirantado, Postulantado, Noviciado e Juniorato, que caracteriza o período de iniciação para a Vida Religiosa.

A jovem, sob a orientação de uma Irmã responsável que a acompanha e da Comunidade formadora, é iniciada na vivência dos valores próprios da Vida Religiosa, em cada etapa do processo formativo.

Com a Profissão Perpétua, prossegue-se a Formação Permanente, pois a formação é para a vida toda, num processo contínuo de configuração com Cristo e Seu projeto.

 

Aspirantado

O Aspirantado é o período no qual a jovem, continuando seu processo de discernimento vocacional, em vista da opção de vida que deseja fazer, é acolhida em uma comunidade religiosa e acompanhada por uma Irmã responsável, até seu ingresso no postulantado. Recebe a formação e faz a experiência da vida fraterna em comunidade.

Postulantado

O Postulantado é um tempo reservado, essencialmente, para a formanda preparar-se para o Noviciado. É uma etapa na qual a postulante convive na Casa de Formação com outras jovens, sob a orientação de uma formadora, continuando seu processo de autoconhecimento para discernir melhor sua vocação, por um tempo que varia de um a dois anos.

Noviciado

O Noviciado é tempo de verdadeiro “noivado” com Jesus Cristo. A jovem Noviça aprofunda a experiência de Deus na vivência do Carisma, da Espiritualidade, da Missão, dos valores e exigências próprias da Vida Consagrada. Prepara-se, com todo o empenho para fazer seus votos religiosos. Tem duração de dois anos, compreendendo o ano Canônico e o ano Apostólico.

Juniorato

O Juniorato é a etapa dos Votos Temporários, renovados anualmente, num período de cinco anos, podendo estender-se por mais três.  Nesta etapa, a Irmã Juniorista, reside em uma das casas da Província, onde continua sua formação, progredindo na vivência das virtudes próprias da Consagração Religiosa e da missão da comunidade. Ao final desse período, depois de um processo longo de discernimento, a jovem Irmã faz os Votos Perpétuos, consagrando-se para sempre ao Senhor.

Formação Permanente

A Formação Permanente inicia-se com a Profissão Perpétua e consiste no fato das Irmãs continuarem sua formação, buscando aperfeiçoá-la sempre mais, a nível espiritual, doutrinal e profissional, a fim de que possam melhor servir a Deus e aos irmãos, na Igreja e no mundo.

Notícias recentes