Testemunho Vocacional – Aspirante Rafaela de Andrade

Testemunho Vocacional da Aspirante das Irmãs Beneditinas da Divina Providência

Rafaela de Andrade – Paróquia São José Operário – Lambarí D’Oeste-MT

 

Olá! Meu nome é Rafaela de Andrade. Tenho 21 anos e sou filha de Adão Faustino de Andrade e Claudinei Lopes de Andrade. Tenho um irmão: Rodrigo de Andrade e uma irmã: Renata Clara de Andrade. Sou da cidade de Lambari D’Oeste – MT, da paróquia São José Operário, mas participava da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, onde nasci e cresci ajudando na comunidade como catequista e na equipe de cantos e na liturgia.

Desde pequena, a Vida Religiosa foi algo que sempre me chamou a atenção, mas sentia como algo impossível para mim, pois era difícil ter contato com as Irmãs, porque morava no sítio e não tinha acesso a congregações e, isso ficou escondido em meu coração.

Apesar deste desejo, continuei com os estudos regulares e, assim terminei o ensino médio e logo comecei a faculdade de pedagogia. Foi somente em 2020, durante a pandemia, que surgiu a oportunidade de participar do ENVOC (Encontro Vocacional on-line) das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Depois do encontro, iniciei o acompanhamento vocacional com a Irmã Goreti Possamai, através de roteiros vocacionais, que me ajudaram a discernir minha vocação.

Após um ano de acompanhamento, e, depois de rezar, refletir e conhecer mais a vocação religiosa, senti em meu coração que devia fazer uma experiência de convívio com as Irmãs. E, então, com a ajuda do Pároco Padre Diego, da minha cidade, fiz uma experiência de 10 dias de convivência com as Irmãs da Comunidade Casa Irmã Faustina, em Cuiabá – MT, onde as Irmãs têm um Centro de Convivência para crianças e adolescentes, em que tive uma experiência profunda com Jesus.

Em dezembro de 2022, terminei a faculdade e, em fevereiro de 2023, ingressei, então, no Aspirantado da Congregação. Já completou seis meses que estou fazendo esta experiência na Casa de Nazaré, em Curitiba- Paraná, que é uma comunidade formativa. Aqui, onde estou, as Irmãs desenvolvem uma missão com as crianças em um CEI (Centro de Educação Infantil) e em um Centro de Convivência Abrindo Caminhos onde eu também auxílio no cuidado com as crianças e ajudo no bazar semanal que as Irmãs realizam para arrecadar fundos para as missões. Na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, eu participo da equipe de cantos, da liturgia e também sou catequista.

Após este tempo aqui em Curitiba, sinto-me feliz e agradecida a Deus por me conceder a graça de viver tantas experiências, além de ter formação e adquirir conhecimentos que me ajudam a seguir Jesus mais de perto no carisma do confiante abandono na Divina Providência. Peço a todos que continuem a rezar por minha vocação para que eu possa dar uma resposta a este chamado com generosidade e fidelidade.

Aspirante Rafaela de Andrade

Casa de Formação IBDP – Curitiba-PR

Comentário
Pular para o conteúdo