Nesta quinta-feira, 22 de junho, ocorreu um momento histórico para a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) em Brasília/DF. Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil desde o segundo semestre de 2020, realizou sua primeira visita à sede da CRB Nacional. A visita ressalta a importância do papel da CRB na animação da Vida Religiosa Consagrada no país e na coordenação das atividades da Conferência em âmbito nacional.
A CRB Nacional, fundada em 11 de fevereiro de 1954, está presente em todo o Brasil através de suas 20 regionais e centenas de núcleos. Sua missão é animar e fortalecer a Vida Religiosa Consagrada, buscando ressignificá-la no Discipulado de Jesus Cristo, em Sinodalidade, Missionariedade e contínua conversão, à luz da Palavra a CRB é convocada a permanecer no amor de Jesus Cristo, escutar e Responder, com esperança, os gritos e os clamores de nosso tempo, para tornar visível o Reino de Deus. Tendo como prioridades três eixos: Discipulado, Sinodalidade e Missionariedade.
O Núncio Apostólico foi recebido pela Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, Ir. Eliane Cordeiro de Sousa e pelos membros da Diretoria: Ir. Eliene Oliveira Barros, Ir. Silvânia Aparecida Pereira, Ir. Maria José Barbosa dos Santos e Pe. Leonardo da Silva Costa. E pelos assessores: Ir. Neusa Santos, Setor de Comunicação; Ir. Maristela Ganassini, Setor Juventudes SAV e Partilha de Carismas; Ir. Rosa Elena Ciprés Díaz, Setor Missão; Frei Vanildo Luiz Zugno, Setor de Formação Continuada; Setor Financeiro Ir. Nelson Luís Feix e pela Secretária Ir. Luciane Kudlawicz.
Dom Giambattista Diquattro, foi nomeado como Núncio para o Brasil pelo Papa Francisco em 29 de agosto de 2020. É um arcebispo italiano, diplomata, teólogo e canonista. Sua designação como Núncio Apostólico no Brasil demonstra a importância atribuída pelo Vaticano às relações entre a Santa Sé e o país. O papel do Núncio consiste em efetivar vínculos e facilitar o diálogo entre as autoridades eclesiásticas locais e o Santo Padre, além de promover as relações entre a Santa Sé e as autoridades governamentais.
A visita do Núncio Apostólico à sede da CRB Nacional em Brasília marca um momento relevante para a Vida Religiosa Consagrada no Brasil neste ano Jubilar em preparação a celebração dos 70 anos da Conferência.. A presença do representante do Papa reforça os laços de comunhão entre as Igrejas particulares e a Santa Sé, além de promover o diálogo e a aproximação entre bispos, dioceses e o Santo Padre.
A CRB Nacional, com sua missão de animar e fortalecer a Vida Religiosa Consagrada, continuará desempenhando um papel significativo na construção do Reino de Deus e na promoção da justiça e da paz.
Fonte: Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)