IRMÃ CLARA VENTURINI, BDP

PAX!

Renovando nossa fé no Cristo Ressuscitado, no qual depositamos nossa certeza e esperança, anunciamos comovidas e com gratidão, que aos 27 de fevereiro de 2023, às 15horas, (horário local), no Hospital São José de Criciúma-SC-BRASIL, o Esposo celeste a recebeu em seus braços.

IRMÃ CLARA VENTURINI

Província “Mãe da Divina Providência”

com 89 anos de idade  e 69 de Profissão Religiosa.

Ir. Clara Venturini (Gema Rafaela),

nasceu em Rio Maina, na época pertencia a Siderópolis –SC – Brasil, aos 04 de agosto de 1934.

Ingressou na Congregação, em Nova Veneza-SC, no ano de 1948. Foi recebida pela Superiora local, Ir. Faustina Oldani, da qual sempre teve grande admiração. Na época era Superiora geral Madre Giovanna Zonca. Ingressou no Noviciado em janeiro de 1953, tendo como Mestra Ir. Beniamina Carbone. Recebendo o hábito religioso, Pe. Agenor sugeriu que seu nome fosse Clara.

Fez a Profissão Religiosa aos 05 de janeiro de 1954, na Capela do Instituto Sagrada Família de Nova Veneza-SC.

Gema Rafaela, quando adolescente, conheceu as Irmãs Beneditinas da Divina Providência por meio das Irmãs Eligia Nobile e Irmã Rita do Canto, numa festa de Nossa Senhora Aparecida, na sua cidade de Siderópolis, cujo pároco era Pe. Agenor Neves Marques.  O sacerdote, conhecedor da intenção da jovem, proporcionou a entrada no convento em Nova Veneza-SC.

Ir. Clara, desde o início de sua vida religiosa foi sempre dedicada à oração, ao silêncio e à reflexão. Era mulher forte e corajosa. Sabia pisar firme no chão, mas tinha o olhar voltado para o futuro. Enfrentou muitas dificuldades e amou a Congregação, dando a esta a clareza de sua história e missão.

Ir. Clara era uma pessoa sensível, aberta ao diálogo e, sempre se interessava pelo crescimento espiritual das Irmãs. No periodo conciliar e post-conciliar, ajudou as comunidades a superarem as muitas e difíceis situações.

Desenvolveu projetos e construiu casas para as irmãs idosas e locais para encontros e retiros.

Ocupando o cargo de Delegada da Madre geral no Brasil, Superiora provincial, e mais tarde Superiora geral, soube atender aos apelos mais urgentes da Igreja: aberturas no nordeste do Brasil, e nos seguintes países: Romênia, Albânia, México, Kenya e India.

Tinha um zelo particular para com as irmãs anciãs e doentes como também um grande amor às meninas pobres. Seu olhar era sempre voltado para aquelas que não tinham casa, nem lar. Doou-se toda para aprofundar o Carisma de Maria e Giustina Schiapparoli. De fato, quando ocupou o cargo de Madre geral, deu impulso às pesquisas históricas e iniciou o processo de canonização de nossas Fundadoras. Priorizou a Formação permanente, organizando encontros para as Irmãs na Italia e deu a todas o presente de beber na fonte do Carisma de Giustina e Maria Schiapparoli. Para esta finalidade, fundou, em Roma a Casa “Centro Studi”. Foi muito importante e gratificante a oportunidade das Irmãs de conhecerem a Cidade Eterna, o sucessor de Cristo, o Papa e a cidade de Voghera, o berço de nossa Congregação. Louvemos ao Senhor! Deu início também ao grupo dos Oblatos, dando abertura aos leigos para partilharem da espiritualidade e do Carisma da Congregação.

Sim, Ir. Clara, de nome e de fato, levou esperança, alegria e confiança, fortaleceu as vontades, incentivou a vida de santidade com suas palavras certas e cheias de sabedoria, mas sobretudo com seu testemunho.

Ainda que ocupando cargos por longos anos, não se prendeu a títulos, mas manteve-se  na simplicidade e humildade de vida.  Além de  Delegada, Superiora provincial e Superiora geral, doou-se também no serviço da educação em vários Colégios onde foi Diretora no Colégio Rainha do Mundo, em Urussanga-SC e no Instituto Pio XI no Rio de Janeiro. Quando idosa, num apelo da Província para uma missão ad gentes, ela respondeu: “Estou disponível a viver minha missão e consagração em qualquer País onde a Congregação precisar e achar que eu posso servir”

Sim, Ir. Clara era boa, disponível, muito austera consigo mesma, pobre de espírito e de fato e de uma confiança inabalável na Divina Providência.

Louvemos ao Senhor pelo dom da vida de Ir. Clara que tanto amou a Congregação e foi fiel e coerente até o fim.  “Louvada seja para sempre a Divina Providência que nos ama com infinito amor e cuida de cada um de seus filhos e cada uma de suas filhas. ” (Ir. Clara agradecendo a festa de seu aniversário 4/8/2021).

Esta tarde, às 15horas, bem no momento da Paixão do Senhor, dia 27 de fevereiro de 2023, Jesus, o Divino Esposo, levou consigo para sempre este nosso tesouro.

Já estamos com saudades de sua presença amiga. No dizer de sua colega de Governo geral, Ir. Wally Cunico: Ir. Clara era uma biblioteca ambulante. Querias saber alguma coisa? Pergunta para Ir. Clara!

Os funerais serão celebrados, nesta terça-feira, 28 de fevereiro, às 14horas, na capela do Instituto Sagrada Família, em Nova Veneza-SC, com Missa de corpo presente e a seguir o seu sepultamento no Cemitério Municipal da cidade.

Em comunhão de orações, unidas a todas as Irmãs da Província, Mãe da Divina Providência, aos Oblatos, familiares e amigos, entreguemos esta nossa Irmã, nos braços da Divina Providência.

“Se mais vidas eu tivesse, todas eu a Ti consagraria, Pai! ”

(do santinho de seus 25° anos de Profissão Religiosa)

Repouse na paz do Senhor!

Sr. Maria das Dores Paz – Secretária geral

 

Comentário
Pular para o conteúdo