A Celebração foi realizada no dia 5 de fevereiro de 2023 e precedida de Semana Missionária na região onde Irmã Poliana cresceu e descobriu sua Vocação Religiosa. A Programação contou com a presença de diversas Irmãs da Congregação, leigos das comunidades da Paróquia São Roque e familiares e amigos.
Em meio ao Ano Vocacional das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, a Província Mãe da Divina Providência ganhou uma nova Religiosa de Votos Perpétuos: Irmã Poliana Ferrari, BDP, consagrada Beneditina, há cerca de 9 anos, Irmã Poliana proferiu seu SIM definitivo a Deus em Rio Branco (MT), sua terra natal. A celebração foi realizada no dia 5 de fevereiro de 2023 na Igreja Matriz São Roque e presidida pelo Bispo Emérito Dom José Viera de Lima.
“Foi um momento muito especial em que pude professar meus Votos Perpétuos, minha Consagração a Deus para sempre. Toda a celebração foi ainda mais especial pela Semana Missionária realizada nos dias que precederam a Profissão, em que pudemos levar nosso Carisma IBDP a novas jovens da região onde eu, anos atrás, ouvi o chamado vocacional”, disse a Irmã Poliana Ferrari, BDP.
Presente na celebração, a Superiora Provincial da Província Mãe da Divina Providência, Irmã Maria José Barbosa, BDP, disse que foi um momento de confirmação para toda a Congregação. “Estamos presentes como Missionárias IBDP, em 15 países, temos diversas obras, com crianças, idosos e com famílias inteiras, quando uma jovem ouve o chamado e se identifica com nosso Carisma, é uma grande alegria. Quando essa jovem persiste no discernimento vocacional, a confirmação de que estamos no caminho certo vem com a Profissão Perpétua, como foi o caso da Irmã Poliana”.
Acolhida ao Aspirantado
Ao final da celebração da Profissão Perpétua, as Irmãs Beneditinas da Divina Providência tiveram uma nova confirmação da Divina Providência: A acolhida da nova aspirante na Província, Rafaela de Andrade. Natural de Mato Grosso, Rafaela participou da Semana Missionária com as Irmãs e dos votos de Irmã Poliana e seguiu viagem com as Irmãs para Curitiba-Paraná para o início de sua caminhada.
De acordo com a Irmã Goreti Possamai, BDP, que acompanha Rafaela de perto, um momento como esse é como que uma coroação do Ano Vocacional IBDP, iniciado em 2022 e a ser finalizado em 2023. “Receber a aspirante Rafaela é uma grande alegria para todas nós. Agora, pedimos orações por ela e por nosso Serviço de Animação Vocacional para que novas e Santas Vocações continuem a florescer em nosso meio”.
Mensagem de Ir. Maria José na Celebração dos Votos Perpétuos de Ir. Poliana Ferrari
Rio Branco-MT, 05/02/2023
Pessoa – Vocação
– Graça da superação dos medos.
Um Passarinho aos pés do abismo: “Por favor não faça isso… Não seja cruel, não me empurre…
Alguém me empurrou e eu voei!
Processo que a vocação faz com a pessoa:
– Deus nunca nos tira algo sem colocar outra coisa mais valiosa em seu lugar. Deus não pede algo de nós… Ele faz trocas que sempre nos beneficiam, mas é preciso arriscar para experimentar a força da ação da sua Providência na vida de quem crê.
Um dia, há 15 anos, Deus a empurrou de Rio Branco e você voou, Poliana, alçou voo para lugares distantes. Foram muitos ventos contrários, mas a mão que a empurrou, a sustentou e por isso você chegou até aqui.
Oração é a força que move a mão de Deus, muitas pessoas rezaram por você. O amor e a ternura dos de perto e dos de longe a amparou, nestes 15 anos de caminhada.
– Fique de pé quem aqui conhece a Ir Poliana… Poliana olhe seu povo! Que a gerou e a sustenta pela força da fé.
Todos os que estão aqui e toda nossa família religiosa que a acompanham pelas missões do mundo, elevam a Deus uma prece agradecida pelo seu Sim eterno, perpétuo à Jesus, autor e consumador da fé.
No ano que você entrou na Congregação das IBDP você fez 15 anos. Teve uma festa sonhada e planejada por sua família. A festa da apresentação oficial de uma jovem à sociedade. Significa que ela cresceu e está se tornando uma mulher.
15 anos depois, estamos aqui… numa festa.
Na mesma cidade, com um sentido similar. Hoje, professando seus votos perpétuos, você testemunha que é uma consagrada madura na sua escolha, na sua vocação.
Crianças não tem condições de assumir compromissos eternos, adultos, Sim.
Hoje a profecia que você assume é o de ser sal e luz.
Ser a vela da Divina Providência que se consome por iluminar. Ser o sal do Acolher, Assistir e Educar que dá sabor a todos com quem você é chamada a servir.
Você vai dizer: Eu? Como?
“Peça à mãe que o filho faz”!
– Hoje sua família religiosa, escolhida por você, a acolhe e à sua frente a mãe. E ela que vai pedir ao Filho por você. Por isso, entregamos uma imagem da Mãe da Divina Providência para que ela continue orientando o seu ser para Deus.
Ir. Maria José Barbosa dos Santos
Superiora Provincial
Província Mãe da Divina Providência