Lembranças do Encontro de Formação Inicial IBDP 2022

Dentro da programação do Ano Vocacional, aconteceu o Encontro Interprovincial da formação inicial, nos dias 9 a 10 de outubro de 2022, no Instituto Sagrada Família, em Nova Veneza-SC. O encontro contou com a participação das postulantes, noviças e junioristas e Irmãs das duas Províncias, no Brasil.

Alguns depoimentos das formandas sobre o Encontro da Formação.

 

“Durante esses dias, a convivência e a fraternidade entre as formandas e Irmãs, o testemunho e as experiências partilhadas, me tocou muito e me ajudaram a viver de forma mais intensa, o meu dia a dia como também a aprofundar o estudo sobre a história das nossas Fundadoras, Madre Maria e Madre Giustina Schiapparoli.

Como vimos, elas foram as verdadeiras “mulheres da aurora” na vida de tantas crianças pobres e abandonadas de sua época, e que o testemunho e a missão que iniciaram ainda ecoa nos dias de hoje através da missão desenvolvida pelas Irmãs aonde a Congregação está presente.

O que fica sobre esses dias é GRATIDÃO! Gratidão por todo o empenho na preparação e pelo desenvolvimento do encontro. Momento único que veio para somar na vida e na caminhada de cada participante do encontro”.

 Postulante Maeli Fabíola Debona

 

“Para mim, estes dias de encontro, foi muito forte o convite à coragem: Ter coragem é tudo, pois é a partir dela que eu posso fazer as escolhas certas, assumir algo sendo fiel naquilo que me foi confiado. Ao longo da minha caminhada estarei buscando mais e mais o verdadeiro sentido da minha vida que é Cristo Senhor, através das pequenas coisas que eu faço no dia a dia imitando as “mulheres da aurora”, como vimos nestes dias de convivência. Foi uma oportunidade privilegiada participar deste encontro de formação”.

Postulante Thokozani Kamanga

 

“Vivenciar esse momento de encontro em busca da história e do testemunho de muitas Irmãs, foi muito forte para mim. Levo muito para minha vida a fidelidade e a alegria de cada irmã que deu seu testemunho e guardo em meu coração: “A felicidade está em buscar e cultivar a fidelidade, pois ela é uma semente que precisa ser regada com muito amor e gratidão”.

Postulante Suelen Cordeiro

 

“Neste Encontro Formação, aprendi muitas coisas sobre as nossas Fundadoras. Elas foram as verdadeiras “mulheres da aurora”, pois viveram na radicalidade a Palavra divina, como luz em suas vidas e simplicidade de coração.

Ao longo da história, a Congregação espalhou a semente do Carisma, no Brasil, onde chegaram as primeiras sete missionárias, na cidade de Nova Veneza. Elas também foram as “mulheres da aurora”.  Com fé e obedientes à vontade de Deus, abraçaram a missão, na simplicidade e no amor aos mais pobres.

Para mim, o que ficou mais forte neste Encontro, foi a fidelidade, a coragem e a disponibilidade no seguimento de Jesus. Mesmo diante dos desafios, elas souberam viver, com profundidade, a alegria do Evangelho, na simplicidade e humildade de vida”.

Noviça Sofy Cadjab Mendes

 

“Para mim este Encontro da Formação significou viver com intensidade a busca, a esperança e a fidelidade. Buscar o sentido da minha vocação para que a minha caminhada possa ter uma motivação maior como as nossas Fundadoras Madre Maria e Madre Giustina. Elas buscaram com fé e encontraram o seu ideal de vida.

Para mim, este Encontro foi muito significativo, pois deixou uma marca muito grande em minha vida: Viver com alegria o Evangelho e ser sempre fiel a Jesus, consagrando a minha vida inteiramente ao seu serviço”.

Noviça Dilma Djatá

 

“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”. (Epicuro)

“Parafraseando este grande filósofo, faço das palavras dele, as minhas. Para mim, o Encontro da Formação Inicial, foi uma viagem às nossas origens, onde cada uma de nós, desde de nossas casas formativas, fomos adentrando e experimentando do nosso Carisma de modo concreto.

Com testemunho vivo das nossas Fundadoras e Irmãs que viveram de forma simples, mas que foram o tudo e o suficiente para cada uma. Lembrando sempre com muita gratidão e se alegrando muito com o presente, para nos fortalecer com uma esperança de novos horizontes possíveis de serem trilhados.

Foi um tempo de graça, de partilhas, de vivências e de muita aprendizagem. Somente com gratidão e esforço para vivenciar no dia-a-dia poderá descrever a experiência vivida nestes dias”.

Noviça Maria Antônia Gonçalves Moraes

Comentário
Pular para o conteúdo