Aconteceu nosso encontro justamente no dia 7 de setembro, uma quarta-feira cinzenta e fria em Curitiba e arredores. Os festejos dos 200 anos da Independência do Brasil, já tinham começado quando a Família Espiritual Beneditina (FEB), também em clima de festa, se reunia no Lar Mãe Maria, em São José dos Pinhais, para o tão esperado Encontro do ano 2022.
Foi um dia bastante festivo e animado, como também de muita reflexão e oração. Animação calorosa das Irmãs tocou nosso coração. Como é bom ser recebido assim!
A Irmã Lúcia Gava fez a abertura do encontro, acolhendo a todos de modo muito carinhoso e em seguida foi apresentado um vídeo no qual nossa Provincial, Irmã Maria José Barbosa dos Santos, em viagem pela África, cumprimentou os participantes e destacou a importância da vivência do Carisma das IBDP também pelos leigos da Família Espiritual.
Este Carisma consiste em confiar inteiramente na Divina Providência para Acolher, Assistir e Educar e brotou do sonho que as Fundadoras, as Servas de Deus Maria e Giustina Schiapparoli, conseguiram realizar primeiramente, em Voghera, Itália, com as meninas em situação de risco que lá viviam.
No vídeo, a Irmã Maria José nos convidou a participar desse sonho, realizando e partilhando o que for possível, ainda que pouco, mas com muito amor, pois importa a qualidade e não a quantidade de nossa doação. Importa que sejamos gratos pelo que temos e procuremos fazer nosso melhor a quem precisa de nós, pois é assim que vamos construindo nosso caminho de santidade.
Na sequência, a Irmã Laurita Mendes reforçou o tema do Encontro, a Divina Providência, e explicou que a Divina Providência é o próprio Deus – Ele é PAI, é MISERICÓRDIA, é AMOR, é PERDÃO.
A Irmã Elza Cipriano Albino deu continuidade à reflexão, ressaltando que Deus cuida, olha, acolhe, está sempre junto de cada um de nós. E que somos todos irmãos, unidos pelo amor de Deus, nosso Pai Providente. As Fundadoras, Madre Maria e Madre Giustina, confiaram na Divina Providência e por isso foram Providência na vida das pessoas necessitadas.
E é isso que o Pai espera de nós: que, a exemplo de Madre Maria e Madre Giustina, sejamos Providência para as pessoas, colocando-nos a serviço dos que precisam. E assim, tenhamos a ousadia e a coragem de intervir em situações de opressão, em defesa da vida.
Outro momento importante foi a partilha da Palavra. Tivemos a leitura do Evangelho (Mt 6, 26-34) e um tempo para meditação enquanto contemplávamos a natureza, obra do Criador, tão bem cuidada no Lar Mãe Maria. Depois houve a partilha espontânea dessa meditação.
O almoço, a animação e recreação seguintes foram momentos muito descontraídos e de confraternização, fortalecendo ainda mais nossos laços de nossa família.
Depois disso, rezamos o Terço luminoso, cujas cores simbolizavam os vários países onde hoje está presente a obra das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Foi um momento muito especial e amoroso, dirigido pela Irmã Cezira Zanette, e nesse clima de oração tivemos, em seguida, a celebração da Santa Missa, que foi uma grande benção, somada ao lindo fim de tarde.
Terminamos o encontro com um por de sol lindo, pois o tempo de tarde mudou, o céu azul, o sol brilhava e aquecia nosso corpo e nosso coração. Era o Pai Providente nos presenteando com um cenário ainda mais lindo, como a nos dizer que Ele está conosco, que não tenhamos medo e sim coragem para seguir adiante com nossa missão, confiando sempre no seu amor e sua na Providência.
Sônia Gody
Família Espiritual Beneditina
Curitiba-Paraná