Celebrações do Ano Vocacional nas Comunidades

Celebrações se iniciaram com a abertura do Ano Vocacional IBDP, em 6 de março, e prosseguem de acordo com calendário elaborado pelas Irmãs, cada uma em sua missão

Ao viverem o Ano Vocacional IBDP, as Irmãs Beneditinas da Divina Providência, da Província Mãe da Divina Providência, se comprometeram a fazer deste tempo, um Tempo de Graça para a Congregação. Na abertura oficial deste período dedicado às Vocações Religiosas, cada Irmã se empenhou em participar ativamente das iniciativas vocacionais, tarefa que vêm cumprindo com garra e determinação.

A primeira celebração do Ano Vocacional IBDP foi realizada no dia 6 de março de 2022, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba (PR). Quem presidiu a Santa Missa foi um grande amigo das Irmãs, padre Reginaldo Manzotti. A Eucaristia foi celebrada logo após a abertura oficial do Ano Vocacional IBDP, com o lançamento oficial do hino e a presença de Pe Wallison Rodrigues, autor do hino, realizada ao vivo para todo o país, pela TV Evangelizar. Desde então, diversas outras ações pastorais têm sido realizadas, no Brasil e no exterior.

Enviadas à missão vocacional, as IBDP voltaram às suas casas e, nas comunidades locais, levaram o chamado da Divina Providência. Assim, no dia 24 de abril, em Imbituba (SC), foi rezada uma Missa festiva do Ano Vocacional IBDP, com a presença de amigos e de membros da Família Espiritual Beneditina. A celebração foi presidida pelo padre André Correa Oenning, muito querido pelas Irmãs. Todo o povo presente na celebração aclamou solenemente a presença das Irmãs desde longa data, na comunidade paroquial.

Na sequência, no dia 1º de maio, a Catedral São José, em Criciúma (SC), foi preparada pelas IBDP, acompanhadas de professores e alunos do Colégio São Bento, onde as Irmãs exercem a missão de educar há várias décadas. Neste dia especial, as orações tiveram como plano de fundo a apresentação do Coral Infanto Juvenil do Colégio, que entoou o Hino Vocacional Beneditino, composto para o Ano Vocacional IBDP. O momento foi conduzido pelo padre Antônio Junior, pároco da Catedral.

Uma semana depois foi a vez de a Igreja Matriz Rainha da Paz, na Borda do Campo, em São José dos Pinhais (PR), receber as graças do Ano Vocacional por meio das Irmãs. A santa Missa foi presidida pelo pároco, padre Paulo Sgabaroto, e contou com a presença especial de vocacionadas beneditinas, crianças e adolescentes assistidos do Lar Mãe Maria e de membros da Família Espiritual Beneditina. Toda a comunidade paroquial celebrou, com muita alegria, este momento especial na caminhada das Irmãs, agradecendo a missão realizada nesta obra de amparo da infância e juventude necessitada.

E não pára por aí, o dia 8 de maio também foi movimentado na Paróquia Virgem de Caacupê, em Ciudad Del Este, no Paraguay. As IBDP que atuam na missão no Hogar de Ancianos San Agustin se apresentaram à comunidade durante a celebração eucarística presidida pelo padre Pedro Paulo, da Diocese. A comunidade paraguaia ficou maravilhada com a missão das Irmãs, animando as Vocações Religiosas.

Já no dia 15 de maio foi a vez de a Argentina sentir o ardor missionário das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Nesta data, as religiosas participaram do tríduo e da festa em honra a São Isidro, na Paróquia São Roque, na cidade de Roque Sãens Peña. As Irmãs Beneditinas que vivem em missão na Argentina participaram ativamente deste momento especial, motivando e partilhando com todos a alegria de celebrar o Ano Vocacional IBDP.

Para coroar o mês de maio, as Irmãs realizaram uma missão vocacional, em São José das Palmeiras (PR), na Paróquia São José, da Diocese de Foz do Iguaçu. Durante celebrações na igreja matriz e comunidades e foi dado o enfoque do Ano Vocacional IBDP, através da participação das Irmãs como também do canto do hino e da oração do Ano Vocacional. O pároco, Pe Lídio José Stachelski presidiu as santas Missas, valorizou bastante a presença das Irmãs, na comunidade paroquial, para despertar de novas vocações Beneditinas.

Além destas grandes celebrações, as Irmãs ainda se dividem na produção de conteúdos originais do Ano Vocacional, que são partilhados nas redes sociais e entre as crianças, jovens e idosos atendidos pelas religiosas. Tem sido assim em diversos países em meio às catequeses, partilhas, orientações espirituais e mesmo bate papos durante o lanche.

Juntas, as Irmãs Beneditinas da Divina Providência, com ousadia e esperança, mantêm viva a chama do Ano Vocacional IBDP, levando a ainda mais longe a oração em forma de música que entoam diariamente: “Divino Mestre, eis nossa prece, enviai vocações Beneditinas…”

Da Redação IBDP

Província Mãe da Divina Providência

Comentário
Pular para o conteúdo