Proclamar a Glória do Senhor a todas as nações! Impulsionadas por este ensinamento, as Irmãs Beneditinas da Divina Providência responderam ao convite de Dom Thomas Luke Msusa, Bispo da Diocese de Zomba, e partiram em missão para o Malawi, no dia 16 de junho de 2007.
Ao chegarem no país africano, hospedaram-se no Mosteiro das Irmãs Carmelitas Descalças, até mudarem-se para uma casa cedida pela Diocese, em Zomba. Neste período de adaptação, as Irmãs dedicaram-se ao estudo da língua local, o Chichewa, e aos costumes do povo, conhecendo mais de perto a realidade local.
Nos primeiros passos da missão, fortalecidas pela Divina Providência, as Irmãs construíram a casa de missão, com recursos da Província Mãe da Divina Providência, passando a residir nesta casa, a partir de 30 de outubro de 2008. A casa está localizada em Matewe Village, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Lisanjala, uma das paróquias mais pobres da Diocese de Zomba.
Com uma atenção especial pelas crianças órfãs, as Irmãs iniciaram, em 2009, o atendimento no Centro de Educação Infantil de Lisanjala, “I Bimbi di Elio”. Neste local, são atendidas, em média, 60 crianças em situação de vulnerabilidade social.
Em toda a região havia um alto índice de mortalidade infantil, tanto pela alta taxa de contágio pelo HIV quanto pela malária. Com o trabalho missionário das Irmãs, aos poucos, o sofrimento das famílias foi sendo amenizado, o que fez delas um sinal de esperança na vida de muita gente.
A presença das religiosas, em Malawi, é uma bênção de Deus para o povo que enfrenta realidades tão desafiadoras, mas que espera por dias melhores. Seguem, assim, sua missão: levando vida e esperança no coração de tantas pessoas.
Como um sinal de predileção da Divina Providência, a missão recebe ajuda dos “Amici de Malawi”, uma associação beneficente de amigos italianos católicos que contribuem financeiramente para manter trabalhos sociais com crianças. Com isso, o Centro de Educação Infantil “I Bimbi di Elio”, administrado pelas Irmãs, é mantido com esta ajuda financeira dos “Amici de Malawi”.
Além do Centro de Educação Infantil “I Bimbi di Elio”, as Irmãs também ocupam-se com a distribuição de alimentação escolar para outras quatro unidades em diferentes vilas, no território da Diocese de Zomba, com ajuda de benfeitores.
Ampliando sempre os horizontes da missão, as Beneditinas construíram também uma escola de Ensino Médio, a única do lugar, possibilitando, assim, um ensino de qualidade . A vontade de aprender é tanta que alguns alunos chegam a andar até 16 quilômetros para frequentar as aulas, na escola das Irmãs. São atendidos nesta escola, em média 250 alunos.
Atentas às necessidades das famílias e sabendo que o índice de gravidez na adolescência era muito alto, em toda região, as Irmãs buscaram ajuda para atender esta necessidade. Assim, construíram um pensionato para as meninas, onde, ainda hoje, elas acolhem, assistem e educam, cerca de 80 adolescentes, vindas de lugares distantes da escola secundária.
Nas escolas primárias, as Irmãs servem um alimento muito nutritivo (mingau de milho) para suprir a necessidade de alimentos que as famílias não possuem. Assim, contribuem com o desenvolvimento saudável das crianças que frequentam a escola. Este trabalho conta com a contribuição mensal da Fondazione Brunello e Frederica Cucinelli, através do qual as Irmãs podem oferecer alimentação saudável para 5 mil crianças, diariamente, em diferentes unidades escolares.
Além da missão educativa e de assistência às famílias, as Irmãs assumem atividades pastorais na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Lisanjala, como a coordenação do Grupo de Dança Litúrgica, Coroinhas, Grupo de Jovens e Atendimento na Sacristia.
A missão está alicerçada na confiança na Divina Providência. E a Divina Providência se manifesta de muitas formas. Também enviando benfeitores como o Sr. Brunello Cucinelli, um italiano católico que, por meio da Fundação Brunello e Frederica Cucinelli, vem sustentando financeiramente as obras administradas pelas Irmãs, na comunidade local, principalmente na compra e distribuição de alimentos, nas unidades educativas.
De coração generoso, o Sr. Cucinelli veio em resposta às orações das Irmãs e ajudou a ampliar o atendimento aos pobres e necessitados. Atualmente, ele faz parte da Família Espiritual Beneditina e com suas doações mensais ajuda no sustento da missão, em Malawi.
Com essa ajuda financeira foi possível a abertura de uma estrada que leva à Vila local. Com a realização desta obra, os moradores passaram a ter a possibilidade de transitar com mais segurança.
As Irmãs Beneditinas da Divina Providência, fiéis ao seu Carisma, procuram deixar marcas do Amor de Deus por onde passam. E o florescer desta missão assim o comprova.
Ainda hoje, as religiosas continuam doando suas vidas nestas terras Malawianas e algumas jovens, vendo o seu testemunho de fidelidade à missão, desejam responder positivamente ao chamado de Deus e um dia abraçar a Vida Religiosa.
Endereço
Community Sacred Heart of Jesus
St. Benedict Community Da Secondary School
P.O. BOX 561
Matewe Village – Lisanjala Parish / Zomba – Malawi.
Celular (00265) 882989457