Comunidade que vive na Casa Geral, em Roma, testemunhou a eleição de Papa Leão XIV e intensificou orações pelo novo pontífice
As Irmãs Beneditinas da Divina Providência que vivem na Casa Geral, em Roma, estiveram presentes na Praça São Pedro na manhã desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, quando foi anunciado ao mundo o novo Papa: Leão XIV. As religiosas acompanharam, com fé e emoção, os dias de Conclave e se uniram em oração desde o início do processo de escolha do novo sucessor de Pedro.
Durante o período de votação, a comunidade religiosa intensificou momentos de oração e adoração, pedindo a Deus luz e discernimento para os cardeais reunidos no Vaticano. Com a fumaça branca subindo pela chaminé da Capela Sistina, os sinos anunciaram a tão esperada decisão. A multidão se reuniu na Praça São Pedro para ouvir o tradicional “Habemus Papam” e ver surgir na sacada central da Basílica o novo líder da Igreja Católica.
A Madre Geral da Congregação, Irmã Narcisa Maria Pasetto, BDP, destacou a graça de testemunhar esse momento histórico bem de perto. “É uma emoção indescritível ver de perto a ação do Espírito Santo conduzindo a Igreja. Estávamos em comunhão com o mundo inteiro, rezando pela escolha de um pastor segundo o coração de Cristo. Agora, nossas orações se voltam com carinho e esperança ao Papa Leão XIV.”
Já a Irmã Clara Rosa, BDP, reforçou o compromisso da Congregação com a Igreja e com o novo pontífice.
“Estar na Praça São Pedro hoje, como comunidade orante e missionária, foi um privilégio. Sentimos a presença viva do povo de Deus e renovamos nosso compromisso de servir com humildade, fidelidade e amor, em comunhão com o Papa Leão XIV.”
As Irmãs Beneditinas da Divina Providência têm presença missionária em vários países e mantêm uma vida de oração e serviço, em sintonia com os desafios do mundo contemporâneo. Em Roma, a Casa Geral acolhe a liderança interprovincial da Congregação e permanece atenta aos sinais dos tempos, unida ao coração da Igreja.
Papa Leão XIV
Antes de ser eleito como novo líder da Igreja Católica, o cardeal Robert Francis Prevost, nascido nos Estados Unidos, viveu por anos como missionário agostiniano no interior do Peru, onde aprendeu o valor da escuta, da simplicidade e do cuidado com os mais pobres. Ao se apresentar como Papa Leão XIV, ele emocionou a multidão na Praça São Pedro com uma mensagem de paz, sinodalidade e comunhão. “Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem”, afirmou em seu primeiro pronunciamento. Em suas primeiras palavras, também confiou seu pontificado à proteção da Virgem Maria, pedindo sua intercessão materna sobre toda a Igreja.
Irmãs Beneditinas da Divina Providência