Equipe atuará nos 15 países onde as Irmãs estão presentes, promovendo evangelização, unidade, visibilidade do carisma e animação vocacional
Em um passo significativo rumo ao fortalecimento da missão evangelizadora e vocacional da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência (IBDP), foi instituída oficialmente pelo Governo Geral a Comissão Interprovincial de Comunicação. A nova equipe, composta por representantes das três províncias e do Governo Geral, terá atuação nos 15 países onde a Congregação está presente, com o objetivo de ampliar a presença digital, divulgar testemunhos, fomentar o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e tornar ainda mais conhecido o Carisma IBDP.
A primeira reunião da Comissão foi realizada de forma virtual, nesta quarta-feira (09/04), com a presença das Irmãs Lidia Veloso e Petronela Farcas (Província Giustina e Maria Schiapparoli), Ir. Meireane Mendonça do Nascimento (Província Divina Providência), Ir. Poliana Ferrari (Província Mãe da Divina Providência), além da Irmãs Clara Rosa Medeiros e da Madre Narcisa Maria Pasetto, pelo Governo Geral.
“Jesus, o grande comunicador, com sua Palavra, seus gestos e seu amor, é a nossa inspiração. A comunicação é uma dimensão essencial da missão evangelizadora, e, com essa nova Comissão, queremos dar passos concretos para que a beleza do nosso carisma chegue ainda mais longe”, destacou a Madre Geral, Ir. Narcisa Maria Pasetto, BDP.
O jornalista Lucas Dellamare, que já atua como assessor de comunicação na Província Mãe da Divina Providência, assume agora a coordenação da Comissão em nível congregacional. Durante o encontro, ele destacou os objetivos da equipe: “Através das redes sociais, queremos tornar a Congregação mais conhecida, expandir o carisma, fortalecer os laços entre as comunidades, divulgar testemunhos inspiradores, despertar novas vocações e promover campanhas de evangelização.”
Comunicação a serviço da missão e das vocações
A criação da Comissão Interprovincial de Comunicação reforça a importância da comunicação como caminho de evangelização e ferramenta essencial para o Serviço de Animação Vocacional. Em sintonia com a mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Congregação deseja comunicar com “coração e verdade”, colocando-se a serviço de uma cultura do encontro.
“Comunicar cordialmente significa que aqueles que nos escutam devem poder ver, por meio das nossas palavras, a nossa participação nas alegrias e nas tristezas, nas esperanças e nas angústias das mulheres e dos homens do nosso tempo”, afirmou o Santo Padre na mensagem deste ano.
Por isso, a nova equipe convida todas as Irmãs, formandas, leigos e colaboradores a participarem ativamente da comunicação congregacional, enviando registros, fotos, vídeos, relatos e experiências das comunidades. A proposta é construir, juntos, uma presença missionária que dialogue com o mundo e toque corações.
A Congregação reafirma, com essa iniciativa, o compromisso com uma comunicação autêntica, fraterna e missionária, a serviço do Evangelho e da promoção de vocações.
Irmãs Beneditinas da Divina Providência