Semana Missionária celebra legado das Irmãs Beneditinas da Divina Providência em Nova Veneza (SC)

Com visitas missionárias e Encontro Vocacional, o evento marcou as ações rumo aos 90 anos da Congregação no Brasil

Em preparação para as celebrações dos 90 anos da chegada das Irmãs Beneditinas da Divina Providência ao Brasil, a Congregação realizou, de 22 a 29 de março, a Semana Missionária IBDP em Nova Veneza (SC). O evento reuniu religiosas das Províncias da Divina Providência e Mãe da Divina Providência, que participaram de visitas missionárias a escolas, famílias e comunidades religiosas da Paróquia São Marcos.

Durante a semana, as Irmãs compartilharam a história e o Carisma das Veneráveis Servas de Deus Maria e Giustina Schiapparoli e refletiram sobre a chegada das sete primeiras missionárias ao Brasil em 1936. A missão incluiu também atividades que contavam sobre a vida e o legado das fundadoras da Congregação e uma vivência intensa de fé e acolhimento.

Sete missionárias movidas pela fé

Em 1936, sete corajosas Irmãs deixaram a Itália rumo ao Brasil, impulsionadas pela fé e confiança na Providência Divina. Durante a viagem, em Barcelona-Espanha, registraram e enviaram a Superiora geral  uma mensagem profética: “O tempo dirá que fomos fiéis”. Ao desembarcarem em Nova Veneza (SC) em 28 de fevereiro daquele ano, iniciaram a concretização da profecia.

As pioneiras foram: Irmã Faustina Oldani: Maternal e dedicada, tratava a todos com amor; Irmã Ferdinanda Cossiga: Humilde e prudente, querida por todos; Irmã Flávia Franchini: Mulher de profunda fé, irradiava luz ao falar de Jesus; Irmã Aurélia Omarini: Serenidade e acolhimento às crianças necessitadas; Irmã Eligia Nobile: Generosa e sensível, cuidava dos enfermos; Irmã Giorgina Molinari: Trabalhadora, era uma presença de ternura; Irmã Federica Maga: Enérgica e dedicada aos pobres.

Vocação e compromisso com o chamado de Deus

A Semana Missionária foi encerrada com um Encontro Vocacional, que reuniu jovens interessadas em dizer “sim” ao chamado de Deus. A experiência proporcionou momentos de oração, reflexão e partilha, motivando o discernimento vocacional.

“A missão é um chamado constante à doação e ao acolhimento. Somos convidadas a levar o amor e a Providência de Deus a todos os lugares”, afirmou a Madre Geral da Congregação, Irmã Narcisa Maria Pasetto.

A Superiora Provincial da Província Mãe da Divina Providência, Irmã Maria José Barbosa dos Santos destacou a importância da missão em tempos atuais: “Evangelizar é tocar corações e transformar realidades com o amor de Cristo.”

Para a Superiora Provincial da Província da Divina Providência, Irmã Bárbara Cristina Ferreira Britto, o evento foi um marco: “Celebrar nossa história é reafirmar nosso compromisso com os mais necessitados e dar continuidade ao legado de nossas fundadoras.”

Um convite de amor: Vem e Segue-Me!

Jesus continua chamando corações generosos para viverem o amor em sua plenitude: “Vem e Segue-Me”. Esse é um convite insistente e cheio de ternura, um chamado que ressoa nos corações dispostos a doar a vida pelos irmãos, na alegria de servir. Se você sente esse desejo de responder ao Mestre e encontrar seu lugar na Igreja e no mundo, o Serviço de Animação Vocacional das Irmãs Beneditinas da Divina Providência está aqui para te acompanhar. Venha fazer uma experiência vocacional conosco e descobrir o caminho de sua felicidade!

 

 


 

Comentário
Pular para o conteúdo