Celebração foi realizada na Capela do Lar Mãe Maria, onde Irmã Narcisa, nova Madre Geral da Congregação, atuou como diretora nos último anos
Neste domingo, as Irmãs da Província Mãe da Divina Providência participaram da Santa Missa de Envio da nova Madre Geral da Congregação, Irmã Narcisa Maria Pasetto, BDP. A celebração foi realizada neste domingo (15/09) na Capela do Lar Mãe Maria, que teve Madre Narcisa como diretora nos últimos anos. O ato litúrgico contou com a participação de Irmãs, colaboradores, voluntário e amigos, além de crianças e adolescentes assistidos pela Missão Beneditina da Divina Providência no Lar Mãe Maria.
“Posso dizer que Deus foi sempre muito bom para comigo. Talvez agora, com meus 63 anos de idade, Ele me diz: Não esqueci de você. Vou realizar o seu sonho de ser missionária, mas não será somente para a África, mas para o mundo. Este envio em missão, vai para além de Roma, é para os 15 países dos 4 continentes onde as Irmãs Beneditinas da Divina Providência estão presentes em missão”, destacou Madre Narcisa.
Presente na celebração, a Superiora Provincial da PMDP, Irmã Maria José Barbosa dos Santos, BDP, disse que a Missa de Envio evoca ao envio de discípulos para propagarem a mensagem de Deus e levarem o Evangelho. “Essa Eucaristia que celebramos hoje como “envio” de nossa nova Madre Geral tem um significado muito forte. Ela assume a Missão de liderar nossa Congregação e, por meio da Missa de Envio, temos a oportunidade de nos reunir e rezar por ela e por este novo serviço”.
Irmã Maria José continua explicando sobre a Missão da Madre Geral: “nossos documentos assim definem a missão da Madre: “A autoridade é um serviço de amor. A Superiora geral é guia e responsável pelo Instituto das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Ela tem o dever de assegurar, além da unidade, a fidelidade à sua missão específica e de exprimir às Irmãs o amor que Deus tem para cada uma, guiando-as na conquista de uma fidelidade mais perfeita, do ideal, livremente, escolhido e delineado pelas Constituições. A Superiora geral tem autoridade sobre todas as Províncias e Delegações, sobre todas as casas e sobre todos os membros do Instituto. Unida às Superioras maiores e às comunidades, assegura a fidelidade ao Carisma, o crescimento, a vitalidade e a coesão do Instituto”, destaca.
Madre Narcisa
Madre Narcisa, que pertence à Província Mãe da Divina Providência, é a sexta filha do casal José Pasetto e Maria de Mattia Pasetto e nasceu em no dia 31 de julho de 1961, em Nova Veneza. Desde o berço foi recebendo de seus pais, juntamente com seus irmãos, a experiência de fé e de amor a Deus, sendo batizada no dia 5 de agosto daquele mesmo ano.
Foi, desde menina, muito ativa, esperta e inteligente. Na escola era aluna exemplar. Na Igreja muito participativa. Na família, gostava de participar de tudo o que estava a seu alcance. Com seus 15 anos tornou-se catequista e membro ativo no grupo de jovens da matriz São Marcos. Também fez parte do primeiro grupo folclórico, hoje grupo Ítalo- brasileiro.
Aos 19 anos, aluna do Curso de Biologia da FUCRI e funcionária do Banco Real, decidiu deixar tudo para seguir sua vocação Religiosa. Ingressou na Congregação no dia 11 de abril de 1981, no Instituto São Pio X. Era Superiora local Ir. Eulália Gava (Adélia). Ali fez o Aspirantado e o Postulantado. Ingressou no Noviciado no dia 23 de janeiro de 1983, sendo sua Mestra a Irmã Maria José Baldessar, em Osasco – SP. No dia 10 de fevereiro de 1985, fez a sua Primeira Profissão Religiosa
Concluiu o curso superior de Biologia, em Criciúma – SC, curso de pós graduação em psicopedagogia (Escola para Formadores) em São Paulo e Curso Superior de Teologia, em Curitiba – PR.
Nos seus primeiros anos como religiosa, de 1985 a 1990, Ir. Narcisa dedicou-se principalmente ao ensino Religioso das crianças e jovens, no Colégio São Bento, em Criciúma – SC. Em 1991 foi convidada a assumir a missão de Mestra das Postulantes, em Curitiba – PR. De 1992 atuou como mestra das Noviças. Em fevereiro de 2003 assumiu a missão de Superiora provincial da Província Mãe da Divina Providência, com sede em Curitiba – PR. Exerceu esta missão por três triênios, isto é, até fevereiro de 2012.
Que Deus a abençoe nesta nova jornada, Madre Narcisa! Conte com nossas orações!