Na manhã desta segunda-feira (04/12), a Superiora provincial da Província Mãe da Divina Providência, Irmã Maria José Barbosa dos Santos, BDP, assinou o documento de desmembramento dos terrenos do Hospital São Marcos, em Nova Veneza (SC). A assinatura se deu no gabinete do prefeito Rogério Frigo e delimitou as demarcações de área dos terrenos no que compreende às Irmãs Beneditinas da Divina Providência e à Prefeitura Municipal.
O ato oficializa a transferência do patrimônio do Hospital São Marcos à Prefeitura de Nova Veneza. O repasse administrativo foi realizado no dia 23 de outubro de 2022, em solenidade simbólica na unidade de saúde.
O Hospital São Marcos fez parte da Missão Beneditina da Divina Providência por muitos anos, tendo abrigado muitas Irmãs ao longo de décadas de atuação das Irmãs, na cidade.
Museu
Presente na cidade, o Instituto Sagrada Família, berço da Missão IBDP no Brasil, guarda muitas lembranças históricas da Congregação. Para que toda a documentação seja preservada para as próximas gerações, há o projeto de criação de um museu das Irmãs.
Em busca da concretização deste projeto, a Irmã Maria José, durante o encontro com o prefeito Rogério Frigo, fez a solicitação de apoio financeiro para a criação do museu, dentro das ações de apoio à cultura do Município.
Quando finalizado, o museu contará a história das Irmãs, desde a chegada ao Brasil até os dias atuais, missão que em muito contribuiu com a Nova Veneza que conhecemos hoje.