Neste domingo (19/03), o Lar Mãe Maria, em São José dos Pinhais (PR), completou 21 anos de fundação. A data foi celebrada com uma Santa Missa em ação de graças pela Missão das Irmãs Beneditinas com crianças e jovens, na unidade. A grande celebração festiva foi presidida pelo Bispo de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marquiori, na Capela do Lar.
Para abrilhantar ainda mais a celebração, as Irmãs que compunham a primeira comunidade local, Irmã Lúcia Gava e Irmã Celestina, BDP, marcaram presença, além de muitas outras Irmãs, jovens acolhidos do Lar Mãe Maria, colaboradores, formandas e famílias amigas das religiosas. Irmã Lúcia disse: “Agradeço a oportunidade que tive de participar desta festa dos 21 anos do Lar Maria. Foi muito linda. Muita gente, muita participação. Só imagino o quanto essas três irmãs não devem ter corrido. Parabéns. Fiquei feliz por ter encontrado meninas que agora são mães formadas que continuam visitando o Lar com amor e gratidão. Obrigada. Continuem, força e coragem”.
O Lar Mãe Maria expressa bem a principal missão das Irmãs Beneditinas da Divina Providência: ACOLHER, ASSISTIR E EDUCAR as crianças e adolescentes que mais precisam de cuidado, de amor e acolhimento.
Um pouco da história de 21 anos do Lar Mãe Maria
Ano de 2002 – No dia 09 de março de 2002 nasce o Lar Mãe Maria… Ir. Lucia, Ir. Celestina e Ir. Elizangela formaram a primeira comunidade. Com sacrifício, mas com muito amor e confiança na Divina Providência deram início a esta obra.
Ano de 2003 – Assim como no tempo das Fundadoras, Irmãs e Meninas conviviam na mesma casa, com muita simplicidade e alegria. Juntas viviam como uma grande família.
Ano de 2004 – Neste início da obra, não havia funcionários, mas havia muitos voluntários que ajudavam no reforço escolar, no esporte, no acompanhamento psicológico das crianças e adolescentes.
Ano de 2005 – Ir. Claudete Jaguzeski assume a direção da obra. Foi lançada a pedra fundamental da primeira casa lar. Ir. Narcisa e Ir. Gleicy acompanhavam de perto sua construção. A Empresa Cat Log abraça esta obra e com ela outras Empresas somaram força. …
Ano de 2006 – Neste ano, com a ajuda de muitos amigos e benfeitores, com os bazares, rifas e promoções, com ajuda de empresas, foram inauguradas a Primeira e a Segunda casa lar. Casais sociais passaram a cuidar diretamente das crianças e adolescentes.
Ano de 2007 – Cresce o número de crianças e adolescentes. Foi contratada a primeira Psicóloga e a primeira Assistente social. Neste mesmo ano foi inaugurada a Terceira casa lar, doada integralmente pelo Escritório de Advocacia Gaia Silva Rolin & Associados. Foi um grande presente da Divina Providência.
Ano de 2008 – Foi construído o Centro de Atividades: espaço para o trabalho da Equipe técnica, para os voluntários que ajudavam no reforço escolar e nas várias oficinas de artesanato, culinária, música, capoeira, balé, entre outros. Neste ano foi a Ir. Ivone Saldanha quem esteve na direção.
Ano de 2009 – Ir. Luzia Francisco assume a direção do Lar. O Rotary Clube Norte de Curitiba faz a doação de um Laboratório completo de informática. É aberta a Terceira casa lar. Ir. Angelina Cabreira assume a missão de Assistente social. O Lar passou a atender também as crianças do Bairro Borda do Campo, na forma de contra turno escolar.
Ano de 2010 – Com ajuda de empresas e benfeitores, bazares e promoções, foi construído e inaugurado o Centro Esportivo, mais um espaço para o esporte e o lazer para as crianças do Lar e também para as crianças e adolescentes do Bairro.
Ano de 2011 – Com três casas em funcionamento, cresce o número de crianças e adolescentes que são acolhidas no Lar. O trabalho da Equipe técnica se intensifica. Muitas crianças foram encaminhadas para Adoção, Adolescentes para o Mercado de trabalho e outras retornaram às suas famílias de origem.
Ano de 2012 – O Lar completa 10 anos e Ir. Narcisa Maria Pasetto assume a direção.. Neste ano foram construídas e inauguradas a Quarta e a Quinta Casa lar. Com isso o Lar realiza o seu sonho: Ter a capacidade de acolher até 50 crianças e adolescentes. Foi contratada a Cláudia Roncovisk, a primeira Auxiliar administrativa
Ano de 2013 – Neste Ano, o Lar foi atingido por um forte Ciclone que derrubou os muros, destelhou totalmente a Residência das Irmãs e danificou os telhados das Casas lares e do Centro esportivo. Com ajuda da Comunidade e colaboração de muitos… tudo foi reconstruído. Neste ano foi contratada uma fonoaudióloga: a Susan Zatoni que continua até hoje realizando esta missão.
Ano de 2014 – No dia 09 de março de 2014, quando o Lar completava seus 12 anos de fundação, foi lançada a Pedra fundamental desta Capela. Um novo parquinho para o lazer das crianças foi construído. Aterros, plantio de gramas, árvores frutíferas e ornamentais, flores foi transformando o Lar neste espaço bonito de acolhimento e também cuidado com a Natureza.
Ano de 2015 – Após quase dois anos de construção, no dia 08 de novembro de 2015, a Capela foi dedicada à Mãe da Divina Providência. Dom Francisco Carlos Bach fez a sua consagração. O Lar passou a ter este espaço sagrado de encontro com Deus e encontro com a Comunidade. Espaço para oração, para a Celebração das Missas, de Matrimônios e Batizados.
Ano de 2016 – Pensando no futuro de cada criança e adolescente, além do acolhimento e da assistência, as recebem educação. Estudam, pesquisam e descobrem juntos, o mundo. Cada um têm seus próprios sonhos e anseios e com a devida orientação, passam a lutar para alcançar um futuro melhor. No Lar é cada vez mais forte a presença de grupos e voluntários. Alunos da PUC passaram a desenvolver o Projeto Comunitário aqui no Lar.
Ano de 2017 – Para festejar os 15 anos do Lar, além da Missa de Ação de Graças, foi realizada uma grande festa com um delicioso almoço no Ginásio de esporte. Enquanto isso, nas casas lares os moradores constroem relações familiares, compartilham suas dificuldades e conquistas e aprendem valores Cristãos. As atividades do dia a dia trazem ensinamentos como a ética, a integridade e a solidariedade
Ano de 2018 – Enquanto a missão do Lar foi sendo intensificada, neste Ano, foi inaugurada a nova Casa das Irmãs anexa ao administrativo do Lar. Neste ano a casa acolheu duas jovens para fazerem a Etapa do Postulado. Também passou a ser a sede do Secretariado Vocacional da Província, tendo a Ir. Goreti Possamai na Coordenação, junto com a Ir. Cezira Zanette.
Ano de 2019 – Irmã Sonia Francisca vem para colaborar com Ir. Goreti no Serviço de Animação Vocacional e colaborar com a missão do Lar. Em agosto deste ano o Lar foi presenteado pelo Instituto Renault, com uma Master de 20 lugares, para o transporte escolar das crianças.
Ano de 2020 – Um ano marcado pelo início da Pandemia pelo Covid 19. Quanto medo e insegurança. Todas as Irmãs, algumas Crianças e adolescentes, funcionários foram contaminados e receberam o tratamento. Como todos, passaram a viver o isolamento. As atividades escolares passaram a ser realizadas de forma remota.
Ano de 2021 – Mesmo vacinados, tivemos a segunda onda da pandemia pelo Covid 19. Nossos acolhidos continuaram na sua rotina de estudo remoto, brincando, estudando, recebendo todos os cuidados na saúde, na alimentação. Como fez falta a presença de grupos e voluntários que vinham fazer as atividades com as crianças.
Com ajuda de muitos benfeitores, foi implantado o sistema de energia solar, uma energia limpa. Um benefício econômico, ambiental e social
Ano de 2022 – Todos vacinados, adultos e crianças, foi possível o retorno às aulas de forma presencial. Um número record crianças e adolescentes foram acolhidos.
Enfim chegamos ao Ano de 2023. O Lar completa seus 21 anos. Rendemos graças a Divina Providência que fez nascer esta Obra, que cuida dela com amor de Pai e de Mãe, que nos acompanha, nos sustenta e nos abençoa todos os dias.
Irmã Narcisa Pasetto, BDP