A Província Mãe da Divina Providência, das Irmãs Beneditinas da Divina Providência (IBDP), fez a transferência do patrimônio do Hospital São Marcos, em Nova Veneza (SC), à administração municipal, no dia 23 de outubro de 2022. Ao todo, as Irmãs atuaram na unidade hospitalar por 86 anos.
De acordo com a Superiora Provincial da Província, Irmã Maria José Barbosa, BDP, “foram 6 anos de missão nesta unidade de saúde, por onde passaram muitas religiosas de nossa Congregação. Agora, louvamos a Deus pela vida de cada uma dessas Santas Mulheres que por aqui passaram e pedimos que a Divina Providência continua a providenciar tudo que o Hospital São Marcos precisar”, disse.
O ato de entrega do patrimônio do hospital foi realizado após uma Santa Missa em Ação de Graças pelo trabalho das Irmãs no local e contou com a presença da Madre Geral da Congregação Beneditina da Divina Providência, Lina Maria Girotto, além de demais Religiosas, do prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, e autoridades locais.
Após a assinatura do documento de transferência, foi descerrado um painel memorial que ficará fixado no hospital, relembrando o tempo em que as IBDP atuaram ali.