Como vivem as irmãs beneditinas da Divina Providência

Certo dia Jesus caminhava em missão e alguém lhe perguntou:

“Mestre, onde moras?” E o Senhor respondeu: “Vinde e vede” (cf.Jo 1,38).

Esse diálogo nos ajuda a entender como vivem as Irmãs Beneditinas.

Quando Jesus respondeu à pergunta, Ele convidou a pessoa a fazer a experiência do discipulado, não deu endereço, mesmo porque a vida do Mestre era uma missão constante. 

Da mesma forma, quem abraça a vida religiosa apostólica não se instala em lugar fixo, mas está sempre a caminho, assim como Jesus. Por isso, para entender como vivem as Irmãs Beneditinas, é necessário entrar no seguimento de Cristo.

Pois a vida religiosa é uma imitação da vida de Cristo pobre, casto e obediente, ou seja, como diz São Paulo:

“´Meu viver é Cristo…” (cf. Fil.1, 21).

Assim, a partir da vida de Cristo, vamos entender como vivem as Irmãs Beneditinas.

A Divina Providência explica como vivem as Irmãs Beneditinas

Todo cristão tem Deus como o primeiro responsável por toda sua existência. Por isso, falamos sobre “Providência Divina”, porque essa palavra explica o cuidado de Deus por cada filho Seu, e a Divina Providência é o ponto de partida da vivência das Irmãs Beneditinas.

Sendo assim, a Divina Providência é o mesmo que o amor zeloso de Deus. Sabe quando você é surpreendido por algo que “só Deus sabia”? Pois é! Assim é a vida de quem crê. Não há acaso, há cuidado zeloso de Deus que só sabe amar.

Porém, há pessoas que vivem isso de uma forma mais específica, ou seja, fazem dessa graça a base de suas vidas, ou melhor, a primeira exigência, quase como sua própria identidade.

Logo, estamos falando de uma vida consagrada que tem como dom a vivência da Providência Divina e é assim a vida das Irmãs Beneditinas. Vamos compreender melhor onde tudo começou.

As Fundadoras ensinam como vivem as Irmãs Beneditinas

Desde o início da Congregação que a vida das Irmãs Beneditinas é marcada pela Providência Divina e tudo começou com as Fundadoras do Instituto.

Duas jovens simples, humildes, órfãs de mãe, que fizeram uma profunda experiência de Deus e deram início a uma nova família religiosa.

Ora, as Servas de Deus Maria e Giustina Schiapparoli viveram no século XIX, na Itália, e enfrentaram a pobreza, a doença, a fome e a guerra,  que deixou muitas crianças abandonadas nas ruas sem família.

Mas Deus pôde contar com elas para acolher as crianças, primeiro no coração, onde começa a missão, e depois dentro da própria casa.

De forma que essa inspiração se tornou um jeito de viver e então nasceu, dessa pequena semente, uma vocação dentro da Igreja.

Embora fossem apenas duas pessoas no início da obra, as servas contavam com a forte intercessão de São Bento que as inspirou a viver a regra de vida: “Ora et Labora” e elas acreditaram que o trabalho e oração era o caminho da vontade de Deus para suas vidas.

Carisma que se explica com a vida

Começamos a dar dica de como vivem as Irmãs Beneditinas e já citamos a Providência Divina como a primeira fonte. De fato, o abandono confiante nas mãos de Deus Pai é que dita a regra de vida das irmãs.

Elas olham sempre para o exemplo de Cristo e das Fundadoras para trilhar esse caminho de santidade e contam com intercessão de São Bento em tudo.

Mas, agora, vamos chamar esse jeito de viver de Carisma! Porque o Carisma é o jeito de ser de um instituto religioso. E como as Irmãs vivem? No abandono total aos cuidados de Deus, com uma vida simples, humilde, alegre e servidora dos mais necessitados.

De forma que elas testemunham com a vida que “só Deus basta” (Santa Teresa de Jesus). Isso não significa que elas não tenham necessidades básicas, nem paguem contas, ao contrário, são pessoas comuns como qualquer um de nós.

Porém, a experiência de Deus gera um coração confiante de forma que as Irmãs não se deixam possuir pelas preocupações exageradas da sociedade, mas vivem em constante exercício de abandonar tudo aos cuidados divinos. 

Entenda mais sobre carisma!

Espiritualidade é o exercício do Carisma

Se o Carisma é o jeito como vivem as Irmãs Beneditinas, a espiritualidade é o exercício do carisma, porque, através das práticas espirituais, a Congregação inteira cumpre a vontade de Deus na vida comunitária e na missão.

Mas, como se expressa a espiritualidade? Através das práticas da oração, da vida comunitária e do trabalho. As Irmãs cultivam a participação assídua na Santa Missa, a Liturgia das Horas, a oração do Terço e a oração Pessoal diariamente.

Além do abandono confiante nas mãos providentes de Deus, virtude própria do Carisma, as Irmãs vivem a alegria e o despojamento próprios daqueles que encontraram em Cristo o grande tesouro de suas vidas e, por causa Dele, abraçaram os conselhos evangélicos.

Assim, o Carisma e a Espiritualidade conduzem a uma missão que deixa frutos de santidade em suas vidas e gera salvação para o povo de Deus. 

O Apostolado é a vida em movimento

No Evangelho, encontramos Cristo sempre a caminho! “Vinde e vede”, diz o Senhor. Assim é a vida missionária e o apostolado na vida religiosa: ir ao encontro de Cristo onde Ele se deixa encontrar e, na maioria das vezes, junto dos mais necessitados.

Por isso, as Irmãs se colocam a serviço dos pobres, acolhendo, assistindo e educando, especialmente as crianças e os jovens mais desprotegidos e em situação de abandono, procurando manifestar o Rosto Materno e Providente de Deus, na Igreja e no mundo.

Além de que, no espírito das Fundadoras, realizam o apostolado específico de Acolher, Assistir e Educar a infância e a juventude, especialmente aquela pobre ou em situação de risco, segundo as exigências dos tempos e das diversas realidades sociais.

Tudo em espírito de equilíbrio entre a busca de Deus e a missão de Amor e Acolhimento em favor da vida, num amor apaixonado pela infância e juventude necessitadas. 

 

Que tal ler também esse conteúdo: Vida consagrada hoje!

Comentário
EnglishItalianPortugueseSpanish
Skip to content