Nota de falecimento: Irmã Tarcísia Marini, BDP

Renovando nossa fé no Cristo Ressuscitado, no qual depositamos nossa certeza e esperança, anunciamos comovidas, com dor, mas com gratidão, que na noite de 26 de agosto de 2022, às 23hs, na Casa São José – Nova Veneza-SC, o Esposo celeste recebeu em seus braços Irmã Tarcísia Marini, BDP, da Província Mãe da Divina Providência, com 93 anos de idade e 75 anos de Profissão Religiosa.

Nascida em Nova Veneza (SC) em 6 de junho de 1929, era a décima filha dos 14 irmãos. Sua família morava em Rio Cedro-Nova Veneza/SC; era muito religiosa e participativa nas celebrações dominicais na Igreja matriz São Marcos. Luiza, desde pequena, não perdia a ocasião de ir com seu pai à Nova Veneza, pois lá morava a sua madrinha que trabalhava na Casa paroquial. Quatro de suas irmãs seguiram a vida religiosa beneditina em  nossa Congregação, um irmão a vida sacerdotal, Pe. Francisco Marini.

No dia 1° de fevereiro de 1943 fez seu ingresso na Congregação em Nova Veneza-SC, sendo recebida pela Superiora local, Ir. Faustina Oldani. Entrou no Noviciado em 1945 e recebeu o nome de Ir. Tarcísia, nome que buscou viver sempre com gratidão e honra ao seu protetor: São Tarcísio, o amante da Eucaristia. Sua Mestra foi Ir. Faustina Oldani. Na época era Superiora geral Madre Giovanna Zonca.

Fez a Profissão Religiosa no dia 23 de dezembro de 1946, na Capela do Instituto Sagrada Família em Nova Veneza-SC –BRASIL.

Ir. Tarcísia, desde cedo, dedicou-se com entusiasmo à infância e a juventude, tanto nas escolas como nas pastorais paroquiais.  Amava e se doava na pastoral da criança. Quem não lembra de Ir. Tarcisia com as líderes das comunidades pesando as crianças e orientando as mães para cuidarem  e educarem bem seus filhos! Tinha um grande amor a Eucaristia e com carinho  levava aos doentes, sempre motivada pelo seu São Tarcísio.De 1947 a 2008 desenvolveu suas atividades em várias comunidades como: Pio XI, Santa Cruz e Itaipava/ RJ;  Nova Veneza, Urussanga, Criciúma, Balneário Gaivota /SC; Ampére, Curitba/PR. Ocupou também o cargo de Superiora local.

Ir. Tarcisia ainda muito jovem fez parte das missionárias na evangelização em São Joaquim/SC. Eis, abaixo a foto histórica que retrata o entusiasmo da força jovem beneditina.

Ir. Tarcisia era gentil. Gostava das coisas bem feitas e bonitas. Cativava com facilidade os corações, pois era muito acolhedora e alegre. Estas virtudes foram bem visíveis  e nem mesmo a doença e os anos conseguiram apagar.

Em 2009 sua saúde começou a definhar. Foi transferida para a Casa S. José em Nova Veneza/SC para os devidos cuidados e em 2010 iniciou o tratamento de Alzheimer.

Na noite de 26 de agosto, em silêncio e num profundo abandono nos braços do Pai, entregou seu espírito, passando da precariedade deste mundo para a eternidade de Deus. Louvemos ao Senhor pela sua fidelidade e seu testemunho.

Querida Ir. Tarcisia, já estamos com saudades de sua presença e de sua risadinha… Reza por nós que aqui ficamos nas lutas do dia-a-dia. Pede para Jesus novo vigor e entusiasmo às nossas jovens. Vai feliz para junto de Deus cantar eternamente as melodias eternas.

A Santa Missa de corpo presente será amanhã, 28 de agosto de 2022, às 07hs na Capela do Instituto Sagrada Família em Nova Veneza-SC  e a seguir o sepultamento no Cemitério municipal.

Em comunhão fraterna de oração, unidas a todas as Irmãs da Província “Mãe da Divina Providência”, aos familiares, em especial às sobrinhas Ir. Noemi Maria Zanzi e Ir. Cassiana Marini,  e aos amigos, entreguemos esta nossa Irmã a Jesus, seu amado Esposo.

Meu Deus e meu Tudo”

(do santinho de sua Profissão perpétua)

Repouse na paz do Senhor

Irmã Maria das Dores Paz  –  Secretária geral da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência (IBD)

Comentário
Pular para o conteúdo