Retiro: Tempo de deixar-se conduzir pelo Espírito

Nos dias 24 a 30 de julho de 2022, estivemos reunidas, no Instituto Sagrada Família, em nova Veneza-SC, para o Retiro Anual, da Província Mãe da Divina Providência, nós, Irmãs e as Postulantes que iriam ingressar no Noviciado, no final do Retiro, ao todo um grupo de vinte e cinco participantes.

Com muito carinho, fomos acolhidas pelas Irmãs da comunidade, que juntamente com os colaboradores da casa, haviam preparado um espaço acolhedor, decorado com flores e frases sugestivas em cada ambiente bem como saborosas refeições para nos alimentar.

De tarde, Irmã Maria José B. dos Santos, nossa Superiora provincial, recém chegada de Brasília-DF, reuniu as Irmãs para um momento de partilha e comunicados. Relatou como foi a Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional, a eleição da nova Presidente e sua reeleição para a nova Diretoria. Partilhou também algumas situações da caminhada da Província e alguns fatos referentes às Irmãs e Formandas das nossas casas de missão.

No final da tarde, tivemos a Missa de abertura do Retiro, presidida pelo Padre Carlo Battistoni, IMC, da Congregação dos Filhos e Filhas do Imaculado Coração de Maria, vindo de Ponta Grossa-PR, que assessorou esses dias de exercícios espirituais.

Após o jantar, nos reunimos na sala de palestra para as orientações iniciais do Retiro. De uma forma bem descontraída, cada retirante foi convidada a apresentar-se. Pe Carlo também se apresentou, contando um pouco de sua história vocacional. Nascido em Roma-Itália, veio ao Brasil bem jovem, ainda como estudante para um trabalho missionário, depois de ordenado sacerdote continuou sua missão em nossa pátria até os dias hoje. Continua seu apostolado, orientando retiros e encontros, em diversas dioceses.

Esses dias dedicados a oração e a meditação da Palavra de Deus foram, realmente, uma grande graça para todas. Participamos ativamente das orações comunitárias, onde cada dia teve seu ponto alto com a celebração da Eucaristia. Ir. Luciane Francisco preparou com muito carinho os momentos celebrativos sempre ligando a Liturgia com a vida, tornando ainda mais viva a expressão de fé da comunidade orante.

Cada uma procurou fazer o silêncio e a oração pessoal com muito zelo a partir das colocações do nosso assessor que muito bem aprofundou cada tema dentro da espiritualidade cristã e da vida fraterna em comunidade.

As colocações foram muito bem conduzidas pelo Pe Carlo que com sua maneira leve e profunda, solicitava que todas interagissem com perguntas e partilhas, relacionando o tema exposto com situações concretas da vivência de cada uma.  Com muita habilidade e sabedoria nosso assessor nos fez mergulhar no mistério divino, aprofundando os temas para nossa oração pessoal.

Na Missa de ação de graças do Retiro e Ingresso do Noviciado Interprovincial, nossa Superiora provincial Irmã Maria José fez uma síntese desses dias de Retiro. Destacou alguns temas refletidos e rezados:

“Estivemos durante a semana, num santo “labor”. Nosso trabalho, ao qual nos empenhamos total e completamente foi a oração. O retiro é um trabalho, um trabalho divino onde Deus trabalha em nós, para completar a obra iniciada no ato de nossa concepção. Somos obra inacabada, ora precisamos de reforma; ora precisamos de continuação.

Deus trabalha em nós se lhe damos autorização. Ao longo da semana fizemos um caminho. Pe Carlo, nosso orientador, muito inspirado e com palavras sábias nos fez recordar que:

  • A finalidade da Vida Consagrada é a evangelização, como nosso Carisma é universal. Evangelização é o anúncio feliz de que, Deus está em nosso meio e sua presença ativa torna possível o impossível.
  • A capacidade de surpreender-se, de perdoar e de contemplar a vida e os outros deve ser permeada pela novidade do Evangelho.
  • Num mundo de relativismos, fundamentalismos e provisoriedade, nossa missão essencial é testemunhar a solidez de Deus, com o imutável, o absoluto, a rocha na qual nosso coração encontra repouso. Deus não muda, embora esteja em movimento.
  • O discipulado não consiste em fazer coisas, discipulado consiste em conhecer Jesus e reconhecê-lo como Mestre; estar com Ele num amor firme.
  • A normalidade da vida destrói o homem. A rotina, a mesmice mata a criatividade e a capacidade de dar sentido ao ordinário da vida.
  • Somos um ostensório. Carregamos a presença viva de Cristo em nós, embora nosso vidro nem sempre seja transparente. Tudo é um processo, não podemos errar o alvo.
  • O núcleo da nossa vocação é atualizar a manter presente o mistério salvífico de Cristo neste tempo que nos foi dado. Nossa maior missão é trazer Cristo presente ao mundo.
  • Três palavras antigas com novo significado: paraíso – alcançar a meta para a qual fui criado; pecado – Errar o alvo da nossa existência; piedade – Deus é Deus, eu sou eu. Não digo o que Deus deve fazer, mas confio em sua ação.
  • O princípio da Comunhão e do Amor são elementos centrais de uma Comunidade, possibilitando unir as diferenças em torno de um mesmo ideal.

Vivamos isto e seremos salvos!”

Encerramos o Retiro, com uma linda celebração de ingresso do Noviciado Interprovincial das postulantes, Dilma Djatá e Sofy Cadjab Mendes, da Província da Divina Providência e Maria Antônia Gonçalves Morais da Província Mãe da Divina Providência. Nesta celebração estavam presentes as Irmãs retirantes e Irmãs de comunidades vizinhas, amigos e membros da Família Espiritual Beneditina. Irmã Clara Rosa de Sousa Medeiros e Irmã Sandra Regina Ribeiro Lustoza, vindas de São Paulo-SP, se fizeram presente para representar a Província da Divina Providência, neste momento especial do ingresso das noviças.

Com o coração agradecido e transbordante de alegria, concluímos este tempo de graça e voltando para nossas comunidades com novo ardor espiritual.

Irmã Goreti de Lurdes Possamai

Pelas Retirantes

 

Comentário
Pular para o conteúdo