IBDP em Missão vocacional no Norte do Paraná

Agradecidas à Divina Providência, partilhamos um pouco da Semana Missionária IBDP, na Paróquia Maria Mãe da Unidade, em Faxinal, norte do Paraná, que teve início no dia 10 de julho e terminou no dia 17 de julho de 2022.

A equipe missionária formada pela Irmã Goreti de Lurdes Possamai, responsável pelo Sav (Serviço de Animação Vocacional) da Província Mãe da Divina Providência, Irmã Eliana Aparecida Fernandes, Irmã Herlinda Rodas Rodrigues, Ir Maximina Redivo Gabriel, e a postulante Maria Antônia Gonçalves Morais.

Com grande expetativa, no domingo, dia 10, bem cedinho, saímos de Curitiba (PR), com destino a Faxinal (PR), na sprinter da Casa Provincial, motoristas e passageiros todos a postos. Os pais de Irmã Eliana também foram conosco, pois iriam ficar em casa de seus parentes, numa cidade próxima.

Pelo meio dia, chegamos em Lunardelli (PR) e fomos recebidas, na casa dos familiares de Irmã Eliana onde almoçamos. E no início da tarde, participamos da santa Missa no Santuário de Santa Rita, nesta mesma cidade, onde aproveitamos para lançar o convite vocacional para as jovens.

No final da tarde, chegando ao nosso destino em Faxinal (PR) e fomos recebidas pelo pároco Pe. Valdecir Ferreira que nos acolheu com muito carinho, na casa paroquial e colocou tudo ao nosso dispor para nos acomodar durante esta semana de atividade missionária.

A secretária da Paróquia, Eliane e cozinheira da casa paroquial, Bertolina, nos deram toda a assistência e nos orientavam em todas as atividades que realizamos, nesta semana. Tivemos ajuda também do seminarista de Teologia, Gabriel Fidelis que nos acompanhou nas atividades pastorais.

Ainda no domingo à noite, na Missa das 18h, fomos apresentadas à comunidade pelo pároco Pe Valdecir e fomos aclamadas com muito carinho pela comunidade. No final da celebração, após orientar o povo sobre a semana missionária, abençoou a água que iriamos usar na bênção das casas e nos enviou em missão para as comunidades.

Assim, no dia seguinte, nos dividimos em três equipes para atender as diaconias rurais. E partimos para missão. Ficamos na zona rural três dias e depois voltamos para a sede para Paróquia para atender as diaconias urbanas e as pastorais. Com muita alegria e disposição, percorremos as diaconias rurais e urbanas da Paróquia Maria Mãe da Unidade.

O que fizemos nessa semana? Visitas às famílias, bênçãos das casas, visitas aos doentes, encontros com as turmas de catequese, participação das celebrações nas comunidades e matriz, terço dos homens e das mulheres, visita ao lar das crianças e dos idosos, da cidade. E ainda aproveitamos o final o sábado para visitar duas paróquias, na cidade vizinha.

Nosso sentimento é de gratidão do começo ao fim desta semana abençoada, pois mais aprendemos com os testemunhos das pessoas sofridas e idosas do que ensinamos ou rezamos. Vimos quanto o testemunho delas é bem mais forte que aquilo que realizamos em nossa atividade missionária.

Como tem pessoas que rezam, em sofrimento, o dia todo. Quanta pobreza, quanta solidão vimos! Mas não encontramos desespero ou revolta. Todos nos abraçavam com tanto amor, que ficávamos até sem palavras. Em todos os lugares por onde andamos, fomos muito bem recebidas e acolhidas com muito carinho e reconhecimento pela presença da vida religiosa no meio do povo.

Com sentimento de gratidão, concluímos a Semana Missionária IBDP no domingo, dia 17, com a Missa às 8h, na Igreja Matriz Maria Mãe da Unidade, presidida pelo Pe Ênio, Missionário Redentorista, pois Pe Valdecir não pode estar presente.  Só nos resta dizer: Obrigada, Senhor! Que a Divina Providência continue abençoando esta comunidade que nos acolheu com tanto carinho e admiração.

Onde a Vida Religiosa se faz presente, a alegria transborda nos corações! Demos graças a Deus!

Irmã Maximina Redivo Gabriel

 

Comentário
Pular para o conteúdo