Alimentação do Idoso: ILPI Santa Isabel

A alimentação no Brasil, neste ano de 2022, apresentou um grande déficit: mais da metade da população brasileira (58,7%) vive com algum tipo de insegurança alimentar. O número de pessoas passando fome passou de 19 milhões para 33,1% milhões de pessoas em pouco mais de um ano. Os dados divulgados são do 2º inquérito Nacional Sobre Insegurança alimentar no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil, feito pela rede Brasileira de Pesquisa e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Constam como direitos fundamentais da pessoa idosa, presente no estatuto do idoso e sendo base para a sua proteção integral, o direito à vida, à liberdade, ao respeito e à dignidade, o direito aos alimentos, à saúde, à educação, ao esporte e ao lazer, à previdência social e à assistência social, bem como à habitação e ao transporte.

Ao que se refere à área de alimentação na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Santa Isabel, temos uma nutricionista responsável técnica que atua com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos institucionalizados, prescrever dietas específicas para cada patologia, adequar o cardápio tanto em qualidade nutricional quanto em segurança alimentar, através de medidas que vão desde o treinamento realizado com os profissionais que trabalham na cozinha, até a avaliação das condições físico químicas do ambiente.

Investir na educação nutricional, assim como explorar os cinco sentidos das pessoas idosas, é muito importante para quem já chegou à melhor idade, visto que uma maior aceitação alimentar, que muitas vezes está reduzida devido à frequente falta de apetite e paladar da pessoa idosa.

Na ILPI Santa Isabel, nos preocupamos muito com alimentação dos idosos, visto que uma alimentação nutricionalmente correta tem o objetivo de prevenir e melhorar determinadas patologias e também oferecer uma rotina mais saborosa, variada e segura para nossos residentes.  Contamos com cinco refeições diárias, compostas por café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia.

Um exemplo de cardápio em uma dieta normocalórica:

São ofertadas refeições frescas e de qualidade para todos os idosos dessa instituição, nosso intuito além de melhorar o aporte nutricional e levar através da refeição qualidade de vida. Procuramos algumas vezes fazer receitas que eles se alimentavam no passado para fazer essa ligação de lembranças positivas.

Francine Amboni de Bona (CRN10 2395)

Nutricionista responsável técnica da ILPI Santa Isabel

Comentário
Pular para o conteúdo