Missão Beneditina da Divina Providência: Sri Lanka

A nossa Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, presente em quatro continentes do mundo, desde dezembro de 2019, possui uma Comunidade Religiosa no Sri Lanka, país insular da Ásia Meridional com uma população na casa dos 22 milhões de habitantes.

Esta Comunidade Religiosa, que em homenagem a nossa Madre Geral, recebeu o nome: “Casa Madre Maria Luisa”, dedica-se à formação das candidatas à Vida Religiosa. Atualmente, são 05 jovens indianas que, na Etapa do Noviciado, estão se preparando para a sua Consagração Religiosa. As noviças, como são chamadas, são acompanhadas por uma Mestra que, conforme as Constituições do nosso Instituto, é uma Irmã de Votos Perpétuos, com preparação e experiência na área formativa. As Noviças fazem um percurso formativo de dois anos, que compreende um Ano Canônico, transcorrido na Casa do Noviciado, e um outro, dito Ano Apostólico, em que a jovem, inserida em uma de nossas Comunidades, faz sua experiência apostólica e comunitária, vivenciando a vida diária da Irmã Beneditina da Divina Providência.

O Sri Lanka é um país muito bonito, com uma natureza maravilhosa, um povo muito acolher e com u

ma diversidade religiosa muito grande… atualmente, está atravessando uma crise política, com reflexos profundos na economia e na condição social do povo. A Paróquia São Judas Tadeu (Diocese de Badulla), a qual pertence nossa Comunidade, através da Comunidade Religiosa dos Oblatos de Maria Imaculada (OMI), responsáveis pela Paróquia, com os poucos recursos que possui, busca ser um grande auxílio para as famílias mais carentes e, de um modo muito especial, é um grande apoio para nossa Comunidade Religiosa. Os Sacerdotes e Irmãos se mostram como verdadeiros irmãos de caminhada, e em tudo são a presença da Divina Providência para nossa Comunidade.

Neste ano de 2022, por três meses, tive a oportunidade de fazer parte dessa Comunidade do Noviciado e partilhar o dia a dia com as Irmãs e as Noviças. Foi uma experiência muito significativa e, também, desafiante, pois além do idioma oficial Inglês, o país adota outros dois idiomas nativos: Tamil e Cingalês, o que, muitas vezes, torna difícil a comunicação com o povo e, também, a participação nas Funções Religiosas, que, na maioria das vezes em nossa Paróquia, acontece em Tamil. As Irmãs e as Noviças, dentro do seu percurso formativo, têm inserido o aprendizado da língua local para um maior inserimento na vida cotidiana da Paróquia e do povo.

Agradeço infinitamente ao Pai Providente a oportunidade de ter permanecido nesta Comunidade durante esse tempo e rezo por nossas Irmãs e Noviças para que as graças de Deus sejam abundantes na vida de cada uma.

O Senhor nos abençoe a todos!

Irmã Gleicy Kelly Rocha, BDP

Castel San Giovanni / Itália

Comentário
Pular para o conteúdo