Qual a diferença entre vocação e missão?

Quantas vezes ouvimos falar sobre vocação e missão, mas não conseguimos dizer a diferença entre esses dois conceitos. Na verdade, na vida cristã, eles estão bem próximos, mas têm significados distintos.

Vocação vem do latim vocare e significa chamar, e missão é o mesmo que enviar. Assim, toda pessoa tem uma vocação e a consequência disso é a missão. 

No entanto, nem toda pessoa exerce sua missão, mesmo tendo sido chamado por Deus. Por exemplo, há uma multidão de batizados, todos são filhos de Deus, porém muitos não vivem como e nem exercem a missão de batizados na sociedade.

Apesar do Concílio Vaticano II ter aberto as portas da Igreja para o protagonismo do leigo, e o próprio Espírito Santo suscitar novas formas de responder à vida consagrada, ainda assim, muitos não despertaram para a vocação e missão.

Há também uma forma de vida que pressupõe missão que é a vida consagrada, na Igreja. Toda consagração a Deus, por meio de um carisma religioso, implica uma missão. Ou seja, o consagrado carrega em si o dever de testemunhar Cristo como centro de sua vida – Eis sua grande missão! 

Assim, já é possível perceber que vocação e missão estão muito unidas. Mas preparamos um post para detalhar melhor cada uma e sua importância.

Vocação e missão – uma bela diferença

Como já dissemos, a palavra vocação vem do latim vocare e significa chamar ou chamamento. Em sentido amplo, somos chamados, alguém pronunciou o nosso nome, nos convidou para algo e nós respondemos “sim”.

Porém, o sentido de  vocação é utilizado no campo religioso e também na área profissional. Como profissão, muitas pessoas exercem sua atividade como uma vocação, por exemplo: a medicina. Santa Gianna, esposa, mãe e médica, já dizia: “a medicina é um sacerdócio.”

Agora, no campo religioso, esse alguém que chama é Deus. Por exemplo, nos chamou à vida; nos fez seus filhos pelo Batismo; nos fez seus discípulos pelo crisma e nos chamou a uma vocação, seja ao Matrimônio, ao Sacerdócio ou a Vida Consagrada. 

Neste sentido, enquanto cristãos, a vocação vai se definindo mais à medida que vamos crescendo e amadurecendo na vida e na fé. Mas vocação e missão têm sentidos diferentes. Vocação está ligado ao que sou e serei pelo resto da vida, mesmo sem realizar algo específico.

Vocação é uma graça de estado que se mistura com a identidade e caracteriza o ser da pessoa. Por exemplo, uma religiosa é uma consagrada a Deus, essa é sua vocação, aonde for, será assim e como religiosa ela pode exercer diversas missões que não mudará sua vocação.

Ou seja, a vocação é o que se “é” e missão o que se “faz”! Mas não significa que o valor da missão seja inferior ao da vocação. No entanto, a missão é o meio e não o fim da pessoa consagrada. 

Força da missão no mundo

Da mesma forma que vocação, a palavra missão, que significa envio, é usada amplamente, tanto na vida cristã, como no campo profissional. Por exemplo, para uma empresa, a missão tem um imenso valor, é a sua razão de ser, bem diferente do campo religioso.

Dessa forma, a missão, para a vida cristã, é tudo o que fazemos para comunicar o Reino de Deus, no mundo. Logo, existem várias formas de se alcançar essa meta e, em cada momento da história, o Espírito Santo inspira uma saída para atualizar a mensagem do Evangelho. 

Agora, uma vocação pode realizar diversas missões. Um batizado pode participar de várias iniciativas missionárias, pastorais e fazer do seu trabalho uma missão no mundo. Como também um religioso consagrado pode desempenhar diversas missões dentro do Instituto.

Inclusive, há casos como as Veneráveis Servas de Deus Maria e Giustina Schiapparoli. Elas eram professoras diplomadas num instituto religioso quando sentiram o apelo de Deus para começar uma nova obra e cuidar da infância e juventude pobre abandonada, de seu tempo. Deram início, assim, a Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência.

Por fim, a missão tem um campo vasto de ação e ao mesmo tempo é dela que brotam as vocações para a Igreja, porque é na missão que a Palavra de Deus é semeada e dá frutos conforme a vontade do Dono da messe.

Vocação e missão em um só coração

Assim o Espírito Santo suscitou uma Família Religiosa que tem como missão manifestar o rosto materno e providente de Deus aos pequeninos do Reino: Irmãs Beneditinas da Divina Providência.

Como Consagradas do Senhor, colocam-se a serviço dos irmãos no Acolher, Assistir e Educar a infância e a juventude pobre, marginalizada ou colocada em condições de risco, perigo e abandono. 

Estão presentes em 8 países e 26 comunidades, da Província Mãe da Divina Providência. Procuram concretizar a missão em casas de acolhimento, escolas, centros de convivência sociais e asilos, atuando, portanto, nas áreas da educação e da assistência e também em obras de evangelização e misericórdia.

E dessa forma, correspondem ao chamado de Deus na Vida Religiosa Consagrada e estão dispostas a irem a qualquer lugar para responder ao chamado de Deus e colocar em prática a missão particular que o próprio Senhor as confiou como “Testemunhas da Providência, nos passos de Maria e Giustina”.

Confira aqui como foi a abertura do Ano Vocacional IBDP 2022.

Comentário
EnglishItalianPortugueseSpanish
Skip to content