O que é Vocação à Vida Consagrada?

Em sua caminhada na Igreja, você já deve ter se deparado com alguns religiosos de hábito ou ouvido falar em celibato, mas de fato, você sabe dizer o que é uma vida consagrada a Deus? 

Vida Consagrada, o que é?

De maneira objetiva, o consagrado é aquele que deixa a sua vida profissional e familiar para viver os votos ou conselhos evangélicos em vista do serviço à Igreja, na evangelização, intercessão e promoção da dignidade humana.

Mas tornar-se consagrado é muito mais do que pertencer a um instituto, ordem ou uma congregação, vai muito além de vestir um hábito. Supõe uma transformação profunda de vida para imitar o modo de viver de Cristo.

Vocação a uma vida consagrada 

Inicialmente a palavra “Vocação” vem do latim “Vocare” que significa chamado. 

A vida consagrada é um chamado feito pelo próprio Deus a uma pessoa. Desta forma, quem responde entrega-se completamente a Cristo, configurando a sua vida a Dele.

O Papa Francisco, na Carta Circular aos Consagrados e Consagradas, diz que “Os religiosos são os que seguem o Senhor de modo especial, de modo profético.” 

Mas, se todos somos chamados à vivência radical do Evangelho,  qual a diferença entre um cristão dedicado e um religioso consagrado ?

Votos religiosos

Todo religioso professa votos e tem uma vida comunitária dentro de uma ordem, instituto ou congregação.

É muito comum as pessoas perguntarem: “porque uma freira não pode casar?” ou então “porque aquele religioso não pode ter um carro?” 

Na verdade, não é uma questão de poder ou não, mas um voto religioso é a feliz escolha de configurar a sua vida a de Cristo que permaneceu pobre, casto e obediente. Dessa forma, cada voto significa: 

Pobreza 

É o desprendimento dos bens materiais e pessoais a fim de ter tudo em comum. A pobreza nos possibilita vivermos com aquilo que é essencial e assim torna a pessoa livre para servir, sem apegos ou bens que atrapalhem o amor genuíno.

Castidade (Celibato) 

É o voto que conduz ao “coração indiviso para Deus”. É amar a Cristo acima de tudo e de todos, de tal maneira que o único foco de amor torna-se Deus e aqueles que Ele nos confia para cuidar. 

Dessa maneira, o celibatário renuncia a formação de uma família de sangue para gerar filhos e filhas espirituais e cuidar do Reino de Deus. 

Obediência 

Assim como o próprio Cristo submeteu-se ao Pai Celeste por amor, cada consagrado é chamado à humildade e à obediência a Deus. 

O cumprimento deste voto passa pela submissão aos superiores de sua congregação ou instituto religioso. É um abandono constante à Divina Providência que se manifesta através da Igreja. 

Mas, ao contrário do que muita gente imagina, os votos de um consagrado não conduzem para uma vida triste ou estéril, ao contrário. Sobre isso, o Papa Francisco começa a sua carta aos religiosos falando: 

“Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria. Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria!”

Vocação religiosa feminina  

Muitas jovens são atraídas por essa forma de viver a radicalidade evangélica, mas como é a vocação feminina na Igreja?  

São João Paulo II recorda na “Exortação Apostólica Vita Consecrata, o quanto a vida religiosa feminina é importante:

“As mulheres consagradas estão chamadas de modo absolutamente especial a serem, através da sua dedicação vivida em plenitude e com alegria, um sinal da ternura de Deus para com o gênero humano e um testemunho particular do mistério da Igreja que é virgem, esposa e mãe”.

E é a partir dessa vida cheia de alegrias, que as religiosas respondem a Deus como esposas de Cristo. Assim, de forma profética, elas antecipam uma realidade que todos nós, como Igreja, viveremos no Céu: a esponsalidade:

“Na ressurreição dos mortos, os homens não tomarão mulheres, nem as mulheres, maridos, mas serão como os anjos nos céus.” (Cf.Mc 12,25)

Como esposas de Cristo, as consagradas a Deus também vivem a maternidade espiritual: doando-se aos mais necessitados materialmente e espiritualmente.

Irmãs Beneditinas da Divina Providência #IBDP

As Irmãs Beneditinas da Divina Providência são uma forma de vida religiosa feminina, na Igreja. Cada irmã assume como missão manifestar o rosto materno e proveniente de Deus aos pequeninos do Reino.

Vivendo sob o lema de São Bento: “Rezar e Trabalhar”, elas se consagraram totalmente a Deus cumprindo, por amor, os votos religiosos. Dessa maneira servem crianças e adolescentes, jovens pobres, marginalizados ou em condições de risco e abandono.

Se você, jovem, ficou curiosa para conhecer melhor a vida consagrada, na Igreja e a missão das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, entre em contato com o Serviço de Animação Vocacional e venha descobrir o que Deus sonha para a sua vida! 

Comentário
EnglishItalianPortugueseSpanish
Skip to content