Nos dias 11 a 13 de novembro de 2021, Irmã Maria José Barbosa dos Santos, Superiora provincial, reuniu a Equipe de Formação Inicial, no CEI “São Bento, Santa Bárbara, Criciúma-Santa Catarina, para participar, virtualmente, de um Congresso programado pelo Centro de Revitalização Âncora de Curitiba-Paraná. O tema apresentado foi: “O Ser Virtual da Vida Religiosa e Sacerdotal”, tema este desenvolvido com a participação de vários profissionais: Psicólogos, Psiquiatras, Teólogos e Médicos. Abriu, solenemente, este importante Congresso Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba-Paraná.
Este Congresso veio trazer não tanto novidade, mas sim clareza, compromisso, responsabilidade na utilização das mídias, especialmente, o celular e outros meios virtuais. Veio a…
Uma das conferências, muito significativa, dirigida aos participantes foi a do Pe. Amedeo Cencini: Espiritualidade e Virtualidade, onde ele traz uma profunda reflexão sobre o estilo relacional da pessoa consagrada. Este estilo deve ser mantido quando a pessoa está utilizando os meios virtuais. Ele diz: “a relação é o lugar primordial do testemunho virginal. O Criador colocou na pessoa um desejo infinito de amar”. É importante nos perguntarmos se os contatos que possuímos estão sendo meios para testemunhar a nossa vida de consagradas. A pessoa não deve tornar-se o centro das relações, pois seu centro é lugar de Deus. Se Deus é a centralidade a nossa Vida Consagrada, na nossa relação está o testemunho da nossa entrega a Deus.
A pessoa consagrada se torna capaz de dizer “Não” ao rosto mais belo, do ponto de vida humano, e dizer “Sim” ao rosto mais feio, expressando assim o amor com o coração de Deus. As mídias podem ser um meio para apresentar a nossa fé, tornando-a como ferramenta missionária, expressando a paixão do nosso coração. Esses meios, assim, representam uma grande oportunidade de testemunhar uma vida vivida na doação e na entrega. Os meios virtuais são canais para testemunharmos uma vida sadia e equilibrada, a exemplo de São Bento, nosso Patrono e Pai.
Pela Equipe de Formação Inicial
Irmã Laurita Mendes
Criciúma-Santa Catarin